CRESS-17 participa de debate sobre os desafios do Serviço Social na residência multidisciplinar | CRESS-17

02/06/2016 as 7:26

Dificuldades que surgiram a partir da entrada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na gestão do Hucam também foram debatidas

O CRESS-17 participou nesta quinta-feira, 2 de junho, do I Encontro de Formação em Saúde e Residência Multiprofissional: Os Desafios do Serviço Social, realizado no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Ufes. A conselheira Aline Barreto compôs a mesa de abertura representando o Conselho que apoiou e contribuiu na organização do evento. A conselheira Sandra Gonçalo Pereira também esteve no evento.

O Encontro promoveu o debate sobre a formação e a importância da universidade nos processos desenvolvidos na residência multiprofissional. Além disso, as mudanças que ocorreram a partir da entrada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na gestão do Hucam também pautaram as discussões.

“As dificuldades se acentuaram com a entrada da Ebserh. A empresa tem uma lógica produtivista e a nossa lógica é a universalização do serviço e a formação do trabalhador para o SUS”, explicou Aline Barreto.

A conselheira disse, ainda, que a residência do Hucam consolidou-se como um processo de formação da/do assistente social. Hoje o curso é uma pós-graduação lato sensu com 80% da carga horária utilizada no serviço prestado dentro do hospital e 20% em aulas teóricas.

A participação do Conselho no Encontro é importante uma vez que a residência multidisciplinar está no plano de lutas do Conjunto CFESS/CRESS.

A conferência do evento foi realizada por Marina Monteiro Castro, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, e teve como tema “A formação em Saúde no Serviço Social: A Residência em Debate”.