CRESS-17 realiza assembleia para a categoria deliberar posicionamento sobre a política de drogas | CRESS-17

CRESS-17 realiza assembleia para a categoria deliberar posicionamento sobre a política de drogas

08/08/2013 as 10:23

Compartilhe:

Será no dia 17 de agosto, às 9 horas, no auditório onde funcionava o Sindsaúde, no Centro de Vitória. Participe!

 

No 41° Encontro Nacional CFESS/CRESS, em 2012, foi aprovada a resolução: “Promover o debate sobre a descriminalização e legalização do uso de drogas, bem como da Política de Redução de Danos, visando um posicionamento sobre o tema até setembro de 2013”.

 

Após realizar algumas atividades sobre o tema, o CRESS-17 realizará no sábado, dia 17 de agosto, uma assembleia cuja pauta é a deliberação de posicionamento da categoria capixaba sobre a política de drogas. O posicionamento definido será encaminhado ao 42º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, em setembro, em Recife-PE.

 

A assembleia será às 9 horas, no auditório onde funcionava o Sindsaúde, na Avenida Princesa Isabel, nº 599, Edifício Março, 8º andar, Centro, Vitória. Próximo ao SINE e ao Banco Santander.

 

Para a diretoria do CRESS-17, esse é um tema que tem relação com várias áreas da atuação profissional. “Portanto é fundamental que a categoria acompanhe e debata o assunto e participe dessa construção do posicionamento”, convocou a diretoria.

 

Debate

Para fomentar a discussão sobre a política de drogas e contribuir para a construção do posicionamento, o CRESS-17, por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos, promoveu, no dia 31 de julho, o debate “Política de Saúde Mental e sobre drogas: polêmicas, perspectivas e o Serviço Social”, na Faculdade Salesiana, em Vitória, aberto à participação de toda a categoria.

 

Na ocasião, o médico João Chequer Bou-Habib, se posicionou contra a descriminalização e a legalização do uso de drogas.

 

“Essa é uma discussão mundial. Particularmente sou contra. As drogas atualmente permitidas, do ponto de vista legal, já causam um estrago miserável. O álcool é a pior de todas as substâncias usadas no ambiente social”, defendeu o médico.

 

Categoria acompanha as exposições dos debatedores durante o evento

Bou-Habib apontou diversos problemas que as drogas causam nos órgãos do corpo humano e problemas sociais. “A dependência química é multifatorial, crônica e progressiva. Compromete do indivíduo à família e à sociedade”.

 

Já a professora do curso de Serviço Social da Ufes, estudiosa da área e conselheira licenciada do CRESS-17, Fabíola Xavier, se colocou a favor descriminalização do uso de drogas.

 

Entre os vários pontos defendidos por ela, está o de que por trás dessa discussão “tem algo muito forte que é o modelo moral. O uso, abuso e dependência química são coisas diferentes. Tem droga que é cultuada, incentivada ao uso”, apontou a professora.

 

Para Fabíola, “o que colocamos no nosso corpo não é problema do governo e nem do empregador. É a lógica da vigilância do capitalismo sobre os nossos corpos”, criticou.

 

A professora ainda criticou o que chamou de “medicalização da vida” e ressaltou a questão mercadológica que existe por trás desse assunto.

 

Ao final das exposições foi aberto o debate e várias colocações e perguntas foram feitas pelos participantes.

 

“A discussão foi muito positiva. Trouxe elementos importantes e polêmicos. E os participantes também questionaram as colocações dos debatedores”, avaliou a vice-presidente do CRESS-17, Nildete Turra.

 

Confira abaixo alguns textos e vídeos sobre o tema:

Artigo sobre descriminalização das drogas

Artigo sobre drogas de Henrique Carneiro

Artigo – Política sobre drogas

Vídeos – Droga e Cidadania

Vídeos – LEAP Brasil

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região