Conselho reafirma o compromisso dos assistentes sociais pela defesa intransigente dos direitos humanos e pela construção de uma sociedade justa, igualitária e livre de todos os tipos de opressão e violência
O Conselho Regional de Serviço Social do Estado do Espírito Santo (CRESS-17ª Região) repudia a brutal violência de todas as autoridades na ação de desapropriação de terra realizada pelo Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar (BME) na quarta-feira, 18 de maio, em Barra do Riacho, Aracruz.
A ação contou com atiradores de elite, helicóptero, cavalaria, BME, bombas de gás, tiros de borracha, gritos de guerra, tratores, ofensas, humilhações, ameaças. Foram 400 homens da PM do ES em nome de uma reintegração de posse da prefeitura de Aracruz.
“Do outro lado” havia cerca de 300 famílias, aproximadamente 1.500 pessoas, dentre elas pelo menos 400 crianças.
Não houve diálogo e os moradores não tiveram tempo nem para retirar seus pertences de suas casas. Além disso, não foi disponibilizada assistência aos moradores que ficaram desabrigados.
Infelizmente, trata-se de mais um tipo de ação voltada para a criminalização da pobreza por parte do Governo, autoridades e instituições estatais.
Um episódio que reflete o descaso/descompromisso de tais agentes públicos com o atendimento às necessidades básicas das classes populares e o tratamento autoritário e discriminatório dispensado a esses segmentos.
Situações como essa deixam explícita a posição de classe do Estado, que ao defender direitos de uma minoria privilegiada, ignora os direitos tão duramente conquistados ao longo da história pela classe trabalhadora.
Fica explícito ainda que estamos imersos na democracia burguesa e que a garantia de reais direitos para a classe trabalhadora requer disputa política rumo à superação dessa sociedade.
Diante desse cenário de guerra, o CRESS-17 reafirma o compromisso dos assistentes sociais pela defesa intransigente dos direitos humanos e pela construção de uma sociedade justa, igualitária e livre de todos os tipos de opressão e violência. E cobra das autoridades a mais rigorosa apuração dos fatos ocorridos em Barra do Riacho.
Diretoria do CRESS-17ª Região/ES
Vitória, 20 de maio de 2011
32 anos do Código de Ética do Serviço Social! São 32 anos desde que a categoria profissional se entendeu como trabalhadora, logo pertencendo à classe trabalhadora e compondo ativamente os espaços de luta e resistência. 13 de março é dia de celebração, porque tivemos que ultrapassar muitas barreiras para manter o Projeto Profissional vivo e […]
13/03/2025 as 11:07
O CFESS e o CRESS-PE realizarão, nos dias 4 e 5 de abril de 2025, a primeira edição do ‘Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista’, que ocorrerá no Centro de Eventos Recife da Faculdade Pernambucana de Saúde, em Recife (PE). As inscrições para o evento serão abertas na segunda-feira (24/2) e poderão ser […]
26/02/2025 as 9:09
Atenção, categoria! O Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo comunica o retorno da plataforma de Serviços Online, bem como o funcionamento da sede, em Vitória, das 12 às 18 horas. No dia 7 de fevereiro o CRESS-ES iniciou o processo de migração para um novo sistema de armazenamento de dados. Essa é uma […]
13/02/2025 as 2:24
Não fique em débito, assistente social! Caso tenha deixado de quitar alguma anuidade, procure pelo CRESS-ES o mais rápido possível e regularize a sua situação. Débitos de anos anteriores com o Conselho poderão ser inscritos em dívida ativa e/ou ter essa dívida encaminhada ao cartório de protesto de título. Reforçamos que essa decisão é uma […]
05/02/2025 as 6:02