Conselho reafirma o compromisso dos assistentes sociais pela defesa intransigente dos direitos humanos e pela construção de uma sociedade justa, igualitária e livre de todos os tipos de opressão e violência
O Conselho Regional de Serviço Social do Estado do Espírito Santo (CRESS-17ª Região) repudia a brutal violência de todas as autoridades na ação de desapropriação de terra realizada pelo Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar (BME) na quarta-feira, 18 de maio, em Barra do Riacho, Aracruz.
A ação contou com atiradores de elite, helicóptero, cavalaria, BME, bombas de gás, tiros de borracha, gritos de guerra, tratores, ofensas, humilhações, ameaças. Foram 400 homens da PM do ES em nome de uma reintegração de posse da prefeitura de Aracruz.
“Do outro lado” havia cerca de 300 famílias, aproximadamente 1.500 pessoas, dentre elas pelo menos 400 crianças.
Não houve diálogo e os moradores não tiveram tempo nem para retirar seus pertences de suas casas. Além disso, não foi disponibilizada assistência aos moradores que ficaram desabrigados.
Infelizmente, trata-se de mais um tipo de ação voltada para a criminalização da pobreza por parte do Governo, autoridades e instituições estatais.
Um episódio que reflete o descaso/descompromisso de tais agentes públicos com o atendimento às necessidades básicas das classes populares e o tratamento autoritário e discriminatório dispensado a esses segmentos.
Situações como essa deixam explícita a posição de classe do Estado, que ao defender direitos de uma minoria privilegiada, ignora os direitos tão duramente conquistados ao longo da história pela classe trabalhadora.
Fica explícito ainda que estamos imersos na democracia burguesa e que a garantia de reais direitos para a classe trabalhadora requer disputa política rumo à superação dessa sociedade.
Diante desse cenário de guerra, o CRESS-17 reafirma o compromisso dos assistentes sociais pela defesa intransigente dos direitos humanos e pela construção de uma sociedade justa, igualitária e livre de todos os tipos de opressão e violência. E cobra das autoridades a mais rigorosa apuração dos fatos ocorridos em Barra do Riacho.
Diretoria do CRESS-17ª Região/ES
Vitória, 20 de maio de 2011
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS Espírito Santo divulga o Parecer Técnico nº 028/2024, que está disponível na íntegra pelo site do Conselho. O documento trata da consulta realizada pelo Grupo de Trabalho de Assistentes Sociais da Atenção Primária à Saúde de Vila Velha (APS) à COFI do CRESS-ES, acerca de requisições […]
09/12/2024 as 6:40
O Seminário Estadual Serviço Social na Educação está com as inscrições abertas! O CRESS-ES convida a categoria de assistentes sociais a participarem da 1ª edição da atividade. Será no dia 6 de dezembro, sexta-feira, das 9 às 18 horas, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes. As inscrições devem ser feitas até […]
19/11/2024 as 11:08
Atenção, estudantes finalistas do curso de Serviço Social! No dia 21 de novembro, das 18h30 às 21h, acontecerá a atividade “Formei, e aí? CRESS e estudantes finalistas em diálogo”. A iniciativa é uma realização do Conselho Regional do Espírito Santo, por meio de sua Comissão de Formação e Trabalho Profissional. O encontro acontecerá presencialmente, no […]
11/11/2024 as 9:30
Nossas bandeiras pulsam liberdade! Somos assistentes sociais do Brasil! No dia 29 de novembro, o CRESS-ES, em conjunto com sua Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), realizará a atividade “A gente pulsa ciência que salva vidas”, no Salão Rosa (CCJE), localizado no campus de Goiabeiras da Ufes. Será das 13 às 16h30. A atividade apresentará […]
07/11/2024 as 3:21