CRESS-17 sofre censura ao tentar veicular busdoors da campanha do 15 de maio | CRESS-17

CRESS-17 sofre censura ao tentar veicular busdoors da campanha do 15 de maio

22/05/2013 as 4:49

Segundo a avaliação da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (CETURB-GV), a arte “está muito agressiva” e levanta “questões sindicalistas”

“Os busdoors da campanha deste ano do Conjunto CFESS/CRESS para a comemoração do Dia da/o Assistente Social foram censurados no Espírito Santo”, informou a presidente do CRESS-17, Aline Pandolfi, durante a mesa de abertura do IV Encontro Capixaba de Assistentes Sociais, realizado nos dias 15 e 16 de maio, na Ufes, em Vitória.

Entenda o caso

Além de veicular o VT da campanha “Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho” na TV – (clique aqui e confira o VT) – o CRESS-17 tentou veicular também os busdoors em quatro linhas do sistema Transcol, na Grande Vitória, mas a tentativa foi frustrada.

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (CETURB-GV) avaliou que a arte “está muito agressiva” e levanta “questões sindicalistas, mesmo não sendo de sindicato”. Baseada nessa avaliação, a Ceturb não autorizou a veiculação, em retorno dado ao Conselho no dia 13 de maio. É importante ressaltar que a veiculação dos quatro busdoors seria custeada pelo CRESS-17.

A diretoria do Conselho considerou a avaliação como sendo “uma censura absurda” e informou à categoria sobre o caso, na abertura do IV Encontro Capixaba de Assistentes Sociais, no dia 15 de maio. O fato gerou indignação nos participantes do evento, que produziram e aprovaram uma moção de repúdio à censura. Confira a moção mais abaixo.

Autorização

No dia 16 de maio, o CRESS-17 foi informado de que a CETURB havia autorizado a veiculação da campanha, mas “por se tratar do Conselho Federal”.

Coincidência ou não, a autorização veio após a informação da censura ser exposta na abertura do encontro e criticada por algumas pessoas no Facebook. Mas diante do ocorrido, a diretoria do Conselho informou que não havia mais o interesse em realizar a veiculação. Mesmo porque o 15 de maio já havia passado.

O CRESS-17 tem buscado dar visibilidade ao caso na imprensa capixaba e solicitará apoio do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) para expor a censura, como forma de evitar que o caso se repita.

Clique aqui e sabia mais sobra a Campanha produzida pelo Conjunto CFESS/CRESS.

Confira abaixo a moção de repúdio aprovada no IV Encontro Capixaba de Assistentes Sociais:

Moção de repúdio

Nós assistentes sociais e estudantes reunidos no IV Encontro Capixaba de Assistentes Sociais, ocorrido nos dias 15 e 16 de maio de 2013, na Universidade Federal do Espírito Santo repudiamos a postura da CETURB, juntamente ao governo deste Estado, de censurar a campanha do Conjunto CFESS/CRESS que tem por tema Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho, em alusão ao 15 de maio, Dia da/o Assistente Social.

Nós profissionais e estudantes participantes desse encontro reafirmamos nosso compromisso com a classe que vive do trabalho, em defesa de condições dignas de trabalho, contra o consumo da força de trabalho que exige um trabalhador polivalente, contra a visão da força de trabalho como colaborador para o lucro do patrão.

Defendemos que essa riqueza socialmente produzida seja também socialmente distribuída entre aqueles que são os maiores produtores dessa riqueza, ou seja a classe trabalhadora.

Continuamos na luta pela defesa da democracia e da construção de uma nova ordem social, onde se realize a justiça social e a liberdade humana.

Vitória, 16 de maio de 2013.