CRESS Alerta: Empresa é suspeita de ofertar falsas vagas de emprego para assistentes sociais | CRESS-17

12/09/2016 as 9:51

Assistentes sociais capixabas, mulheres, podem estar sendo vítimas de golpes relacionados a falsas vagas de emprego. Por meio de redes sociais, empresa anunciava vagas de emprego voltadas para atuar em projetos com a terceira idade na Grande Vitória. Os anúncios prometiam salários de R$ 1.100,00 a R$ 3.000,00.

Ao encaminhar currículos, profissionais eram contatadas pelos supostos recrutadores e informadas que não haveria entrevistas, que a seleção era por telefone e que as vagas eram direcionadas para “mulheres solteiras e que morem sozinhas“. A informação era de que o trabalho seria desenvolvido no próprio domicílio das profissionais, que seriam visitadas de 2 a 3 vezes na semana. A rotina das candidatas e a presença de vizinhos, familiares e possíveis namorados/maridos na residência eram questionadas.

A categoria deve alertar a Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) quando identificado algum tipo de irregularidade em seleções e editais”. A denúncia ora tratada, entretanto, apresenta características que podem colocar mulheres em risco. Caso profissionais se deparem com ofertas de emprego semelhantes, devem, portanto formalizar também às autoridades policiais, recomenda a gestão do CRESS-ES.

CRESS-ES recebe denúncias

A informação dada era que o trabalho que seria desenvolvido pelas assistentes sociais contratadas seria digitar “dados” de eleitores que supostamente seriam usados em campanhas políticas nos municípios de Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica, objetivando capitanear votos.

A denúncia encaminhada ao CRESS-ES aponta que um recrutador prometia, além do emprego da empresa, uma “vaga” em uma das prefeituras da Grande Vitória (de livre escolha), após as eleições.

“É importante que as profissionais estejam atentas às promessas de emprego fácil, sem muitos critérios e fora dos preceitos legais. É preciso atenção às descrições das atividades que deverão ser desenvolvidas. Caso não estejam em consonância com as normativas, procurem o CRESS”.

Colabore na defesa do projeto profissional pautado em princípios e valores humanistas, que remetem à luta, no campo democrático-popular, pela construção de uma nova ordem societária!