
No último sábado, dia 20 de setembro, das 9h às 17h, foi realizado o último planejamento de atividades e de orçamento do triênio 2017/2020 do CRESS-ES. Um espaço coletivo, que conta com a participação de conselheiras/os, trabalhadoras/es do CRESS-ES e da assistência contábil para a construção do plano de metas do conselho.
“Esse é um momento coletivo, de trabalho, que envolve conselheiras/os e trabalhadoras/es do CRESS-ES para discutir e construir o planejamento do próximo ano. São apresentadas todas as ações, tanto as que têm custo quanto as que não têm, tanto as de âmbito administrativo quanto político, permitindo que seja possível organizar o orçamento e as atividades do Conselho para o ano de 2020”, explica Gustavo Henrique Correia, coordenador técnico do CRESS-ES.
Metas 2020
O trabalho de construção do plano de metas, iniciado no mês de agosto juntamente com as/os participantes das comissões regimentais e temáticas, que levantaram as ações que pretendem desenvolver no próximo ano, termina com a apresentação e aprovação do plano de metas junto com a categoria, durante a 2ª Assembleia Geral Ordinária de 2019 das/dos Assistentes Sociais, agendada para o próximo dia 05 de outubro (sábado).
“O plano de metas acontece em duas etapas, durante nossa reunião: uma com o planejamento das atividades políticas e outro com as atividades administrativas e financeiras. Mas começamos a construí-lo em agosto, já dialogando com as comissões regimentais e temáticas, inicialmente apontando quais serão as atividades desenvolvidas em 2020, sempre tendo como base as deliberações do triênio vigente”, explica a conselheira Sabrina Silva.
Após a realização do encontro nacional, o assunto volta a ser debatido entre as comissões, para uma nova atualização, até que seja apresentado durante a reunião de planejamento do plano de metas, onde acontece uma discussão coletiva sobre todos os temas apresentados.
O resultado será apresentado, durante a Assembleia Geral, no dia 05 de outubro, para aprovação da categoria. “Por isso é tão importante que as/os assistentes sociais participem da assembleia, para que já tenham acesso às atividades pensadas para o Conselho, no ano de 2020”, reforça Silva.
Categoria unida
A 2ª Assembleia Geral das/dos Assistentes Sociais, convocada pelo CRESS-ES, será na Ufes, na sala 305 do ED III, dentro do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras, em Vitória. A primeira chamada será às 8h30.
Na pauta, além do plano de metas e o planejamento para 2020, serão avaliados o papel dos conselhos e a importância da defesa da regulamentação da profissão; assim como o repasse do 48º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS. Também será feita a eleição da Comissão Eleitoral para as próximas eleições do CRESS-ES; entre outros pontos de pauta. A convocação foi enviada por e-mail para toda categoria.
Durante a assembleia, terão direito a voz e voto as/os assistentes sociais regularmente inscritas/os no CRESS-ES e quites com as anuidades até o ano de 2018. Enquanto as/os profissionais presentes que não estejam quites com suas anuidades terão somente direito a voz.
A participação de todas e todos é fundamental no fortalecimento da profissão!

Atenção, categoria! O CRESS-ES comunica o retorno gradual dos Serviços Online! Em maio de 2025, os sistemas informatizados dos Conselhos Regionais e Federal ficaram inoperantes, afetando o atendimento à base em quase todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo. Desde então, as solicitações da categoria são atendidas pelos canais oficiais de e-mail do CRESS-ES. Após […]
14/10/2025 as 11:27
Informamos que o CRESS-ES está com instabilidades em suas linhas telefônicas. Dessa forma, o atendimento pelo telefone fixo está suspenso. Profissionais podem contatar o Conselho comparecendo presencialmente à sede, em Vitória, ou por e-mail. E-mails do CRESS-ES Demandas gerais para o Conselho – cress@cress-es.org.br. Boletos, Negociação e assuntos correlatos – cobranca@cress-es.org.br. Registro, Cancelamento, Reinscrição e assuntos correlatos – registro@cress-es.org.br. Orientação […]
03/04/2025 as 2:22
CRESS-ES em Cachoeiro de Itapemirim: o NUCRESS da Região Sul está chegando! INSCREVA-SE AQUI. Os Núcleos Descentralizados são estratégias históricas do Conjunto CFESS-CRESS, com o objetivo de estimular a organização da categoria, a descentralização das demandas e a interiorização das ações do Conselho. Isso possibilita maior articulação e envolvimento de profissionais do interior do Estado com […]
10/11/2025 as 11:47
As instituições da nossa categoria profissional no Espírito Santo convidam para o Fórum Estadual de Estágio, com o tema central: “Trabalho, Conservadorismo e os impactos no estágio em Serviço Social: construindo resistências”. O evento acontece no dia 11 de novembro, das 8h30 às 16h30, no Salão Rosa do CCJE/UFES. A atividade é resultado da histórica […]
29/10/2025 as 11:40
O CFESS publicou, nesta semana, a Convocação das Eleições CFESS-CRESS 2026-2029, documento que apresenta o edital e calendário eleitoral completo e marca o início oficial do processo que elegerá democraticamente as próximas gestões dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Serviço Social para o triênio 2026-2029. Clique e conheça a seção especial ‘Eleições’ no site do […]
29/10/2025 as 11:32
O CRESS-ES, por meio da Comissão de Trabalho e Formação Profissional, realizou na noite da última quinta-feira (23) o evento “Formei! E aí?” para estudantes finalistas de Serviço Social. Estavam presentes alunos da Ufes, Emescam e Estácio de Sá. O encontro visou orientar os futuros profissionais na transição para iniciar a carreira. O conselheiro Gustavo […]
27/10/2025 as 11:23