CRESS-ES Entrevista: A Assistente Social Dinar Parente nos conta sobre a atuação com a população idosa | CRESS-17

07/10/2021 as 12:00

No dia 1º de outubro foram celebrados o Dia Internacional da Pessoa Idosa e o Dia Nacional da Pessoa Idosa. A gestão “É preciso estar atenta e forte” aproveitou a data para conversar com a assistente social Dinar Maria Sant’Anna Parente.

Moradora de Vitória, Dinar concluiu sua formação em Serviço Social, na Ufes, em 1988. Atualmente ela atua como referência técnica das Instituições de Longa Permanência para Idosos/as (ILPIs) do Município de Serra. Ela é secretária executiva do Conselho do Idoso e vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Pessoa Idosa da Serra (COMIDS).

Nesta conversa, ela nos conta mais sobe a atuação com a população idosa, apontando suas demandas e, também, os desafios presentes nas políticas públicas de atendimento. Acompanhe nossa entrevista, logo abaixo. Boa leitura!

CRESS-ES – Pode nos contar sobre a sua trajetória profissional em políticas sociais voltadas ao atendimento de idosos/as?

Dinar Parente – Sempre tinha trabalhado com a política da Criança e do Adolescente e em 2007 fui convidada a trabalhar no “SOS Idoso”, um serviço da Prefeitura Municipal da Serra que atendia as pessoas idosas vítimas de violação de direitos. Com a tipificação em 2009, o atendimento aos casos de violações de direitos da pessoa idosa passou a ser de responsabilidade do Creas e, desta forma, passei a compor a equipe do Creas.

Devido ao trabalho realizado com a questão da violação dos direitos dos idosos, fui indicada para representar a secretaria no Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Pessoa Idosa da Serra, o COMIDS.

CRESS-ES – Quais são as demandas e atribuições mais recorrentes relativas à população idosa?

Dinar – As principais demandas são de casos de violação de direitos contra os/as idosos/as, tais como abandono, negligência, maus tratos, agressão psicológica, agressão física, exploração financeira e violência sexual. Outra questão que aumenta a cada dia é que as famílias não podem ou não querem mais ficar com seus idosos e suas idosas, e buscam a institucionalização.

CRESS-ES – E quais são os principais desafios colocados a sua atuação nesses serviços? Gostaria de ressaltar os desafios postos diante do contexto de pandemia?

Dinar – O principal desafio referente à atuação, nesse tipo de serviço, é que a violência contra as pessoas idosas, em 90% dos casos, acontece na família. E com a pandemia essa situação se agravou.

Com relação aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, o principal desafio no contexto da pandemia foi o acesso aos idosos e às idosas, pois os serviços passaram a ser executados de forma remota e muitos/as idosos/as não têm acesso a celular nem internet.

As pessoas idosas residentes em ILPIs, que são as Instituições de Longa Permanência para Idosos/as, tiveram que cumprir com o rigoroso isolamento e distanciamento social, atendendo às recomendações para prevenção e controle de infecções pelo novo coronavírus, conforme as orientações sanitárias. Com isso foi suspensa a participação da família de forma presencial na instituição. Desta forma, o contato com as famílias foi realizado através de ligações, chamadas de vídeo e visita dos familiares no portão da ILPI.

CRESS-ES – Como o desmonte das políticas públicas interfere no trabalho do/a assistente social no atendimento e gestão da política voltada à pessoa idosa?

Dinar – Mesmo com o movimento de desmonte, com a pandemia as políticas públicas tiveram que voltar seu olhar para a população idosa, que foi considerado o segmento mais vulnerável ao novo coronavírus. Toda a rede de atenção a pessoa idosa precisou ficar de alerta com o risco de transmissão da Covid-19, e devido a isso foram elaboradas Notas Técnicas, Protocolos e Fluxos, visando garantir o efetivo atendimento em todos os níveis de proteção, do SUAS à pessoa idosa.

No que se refere ao bloco da Proteção Social Especial foram encaminhados para os municípios um aporte financeiro emergencial, tanto em 2020 quanto em 2021, visando o enfrentamento da pandemia através de reforço, aprimoramento e adequação das ILPIs.

CRESS-ES – Você recorre às normativas e publicações do conjunto CFESS/CRESS em sua atuação?

Dinar – De ordinário recorro ao Código de Ética do Serviço Social.

CRESS-ES – Há algum trabalho de mobilização/articulação social ou política entre os serviços onde atuou e os movimentos sociais?

Dinar – No município de Serra existe o grupo de trabalhadores do SUAS.

CRESS-ES – Pode nos contar um pouco sobre a importância em atuação nos conselhos de direitos de defesa das pessoas idosas? Qual a importância da sua inserção nesses espaços para o exercício profissional e para a defesa dos direitos dessa população?

Dinar – Na sociedade em que vivemos existe um grande desrespeito aos direitos sociais, em especial a direitos sociais das pessoas idosas. Com isso se torna necessário desenvolver ações éticas e políticas para garantir que esses direitos sejam devidamente respeitados. Nesse contexto, os Conselhos de Direitos têm a função de definir as prioridades das políticas públicas, acompanhando, avaliando e fiscalizando os serviços prestados à população usuária pelas entidades não governamentais e pelos órgãos públicos, visando o controle social.