CRESS-ES entrevista: o Serviço Social e a Covid-19 | CRESS-17

CRESS-ES entrevista: o Serviço Social e a Covid-19

26/05/2020 as 6:44

Compartilhe:

O momento é de pandemia, e muitas/os Assistentes Sociais estão na linha de frente, nesse momento. Em homenagem a todas/os as/os trabalhadoras/es, o CRESS-ES fez duas perguntas importantes a duas profissionais: “Quais os desafios encontrados no atendimento às/aos usuárias/os, no contexto da pandemia?” e “Qual a importância do Serviço Social nas instituições neste período?”.

As assistentes sociais Mariani Souza Silva, da Gerência de Proteção Social Básica da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim; e Meyrieli de Carvalho Silva, da Coordenação Geral dos CRAS, Gerência de Atenção a Família, da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Vitória; toparam responder às duas questões. Confira!

CRESS-ES – Quais os desafios encontrados no atendimento às\aos usuárias\os, no contexto de pandemia?

Mariani Souza Silva – Relatar desafios, neste contexto, requer não excluir que há tempos estamos sofrendo com ataques às políticas públicas, com a precarização dos serviços e com o avanço do projeto político anti-povo. É preciso reconhecer que a Covid-19 agudizou as demandas apresentadas. Buscamos, então, a atualização constante das informações, subsídios legais para orientações repassadas, e voltar as nossas intervenções de modo a garantir o acesso a direitos sociais, gerenciando as ações de modo a primar pelos direitos humanos fundamentais. A atuação requer uma perspectiva transformadora, que possa garantir os interesses da classe trabalhadora.

Destaco, ainda, o cumprimento e a preocupação de manter as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), respeitar os tempos de isolamento e distanciamento social e salvo guardar o direito à vida, uma vez que passamos por mudanças profundas em nosso cotidiano.

Por fim, o momento nos proporciona muitos enfrentamentos, necessitando estar atenta e forte, demarcando o direcionamento social e político da profissão.

Meyrieli de Carvalho Silva – O isolamento e o distanciamento social, necessários como alternativa preventiva ao rápido contágio do novo coronavírus, também são, ao mesmo tempo, fatores que dificultam os acessos aos serviços ofertados pelas políticas públicas, que na sua grande maioria possuem uma natureza relacional. O vínculo e contato interpessoal no cotidiano são importantes elementos entre os operadores das políticas públicas e as/os usuárias/os. Outro desafio, que comparece, diz respeito à capilaridade insuficiente das políticas públicas nos territórios onde residem as pessoas que são e estão mais fragilizadas em sua sobrevivência.

O contexto da pandemia também impôs vários desafios com relação à redução da composição das equipes de trabalho, visto que muitos profissionais são do grupo de risco e, portanto, tiveram que ser afastados do campo de trabalho e/ou realizar o ofício na modalidade Home Office, se assim a atividade o permitir fazer. Isso reduz, também, a oferta de atendimento e os acompanhamentos de sujeitos que estavam vinculados às políticas públicas. Dificultou o acesso de trabalhadores que, antes, não acessavam certas políticas públicas, mas que no momento precisam acessar para garantir, minimamente, a sobrevivência.

Além dos desafios citados acima, que impactam no atendimento, tem-se a possível redução do orçamento, o que fatalmente atinge o atendimento da população aos serviços e às ações desenvolvidas por uma série de políticas públicas.

CRESS-ES – Qual a importância do Serviço Social nas instituições neste período?

Mariani – O Serviço Social, nesta conjuntura, tem o compromisso ético-político. A atuação profissional reverbera uma práxis transformadora, vendo enquanto oportunidade de reflexão junto aos/às usuários/as, sobre classe, raça e gênero, elementos que impactam diretamente nas contradições impostas nesse momento.

É importante afirmar nossos princípios, não nos deixando sucumbir, tampouco sendo fatalistas em nossa atuação. O Serviço Social se reconhece enquanto classe trabalhadora, e nesse momento atua na garantia e na ampliação dos direitos sociais, reconhecendo que não estamos em um terreno neutro, buscando qualificar nossas intervenções sempre em consonância com a dimensão política da profissão.

Meyrieli – A presença do Serviço Social nas instituições no contexto de pandemia é relevante no sentido de representar e defender um conjunto de princípios e valores que são essenciais para a classe trabalhadora. Desde os direitos, que são reservados à população, diante da calamidade púbica como a que vivemos agora, o Serviço Social também agrega um conjunto de elementos e ferramentas que permitem aos seus profissionais uma leitura da realidade e da conjuntura, tendo em vista a crise sanitária instalada – social, política, econômica e ambiental – que se agravam diante desse contexto.

As/os assistentes sociais, dos mais variados campos ocupacionais, estão diante de um desafio de construir e elaborar uma alternativa de trabalho nesses tempos, considerando o acirramento das expressões da questão social, uma vez que vários órgãos e instituições apresentam dados que demonstram a intensificação das desigualdades sociais.

Entendo que a importância consiste em garantir que não percamos o caminho e a trajetória de sistematização do trabalho, mas que sejam consideradas concomitantes readequações para que projetos e planos de ação sejam reposicionados para que atendam às especificidades da classe trabalhadora, nesse período.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região