CRESS-ES participa da IV Conferência Estadual LGBT+ | CRESS-17

CRESS-ES participa da IV Conferência Estadual LGBT+

11/11/2019 as 5:13

O CRESS-ES esteve presente durante a IV Conferência Estadual LGBT+, realizada entre os dias 08 e 10 de novembro, com aproximadamente 200 participantes de cerca de 40 municípios capixabas, sendo realizado no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra. O tema da Conferência foi “A garantia do direito à diversidade sexual e de gênero para a conquista da democracia”.

A conselheira Sabrina Moraes Nascimento participou das atividades e, ainda, como coordenadora geral da Comissão Organizadora da Conferência. “A pauta LGBT+ também é uma bandeira de luta da nossa profissão”, frisou Moraes.

Durante a conferência, foram discutidas as propostas para a criação do Plano Estadual de Enfrentamento da LGBTfobia, que irá contribuir para a implementação das políticas públicas para a população LGBT+ capixaba. A Conferência é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Conselho Estadual LGBT+, do qual fazem parte a conselheira Sabrina Lúcia Pinta da Silva e a assessora em Serviço Social do CRESS-ES, Tuanne Almeida de Souza.

Segundo Moraes, realizar a conferência foi um momento histórico: “Estamos emocionados, vivendo um dia histórico, por todos os acontecimentos em nível nacional e para a comunidade LGBT no Espírito Santo. Todas as etapas foram pensadas e discutidas coletivamente. Isso é um desafio porque temos perspectivas diferentes. Aos discutirmos e pensarmos as propostas temos que entender que estamos falando sobre nossas vidas, então é importante que a gente condense a diversidade da população, que levemos em consideração a raça, a classe, o gênero, entre outros”.

A conferência

Os debates e propostas da IV Conferência se estruturam em três eixos: Direitos Sociais e o acesso à cidadania; Políticas Públicas de Prevenção e Combate à Violência LGBTfóbica; e Política Nacional. O objetivo principal é tratar dos direitos da população LGBT+ do Espírito Santo e traçar propostas para as políticas públicas em âmbito municipal e estadual, especialmente no que diz respeito à saúde, cultura, justiça, assistência social, segurança, participação social, entre outros.

A Conferência contou com a participação de conselheiros municipais e estaduais, delegados eleitos, representantes da sociedade civil e do governo, convidados, palestrantes, técnicos e autoridades. As prioridades retiradas durante o evento serão levadas para a Conferência Nacional, a ser realizada em 2020.