O CRESS-ES esteve presente durante a IV Conferência Estadual LGBT+, realizada entre os dias 08 e 10 de novembro, com aproximadamente 200 participantes de cerca de 40 municípios capixabas, sendo realizado no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra. O tema da Conferência foi “A garantia do direito à diversidade sexual e de gênero para a conquista da democracia”.
A conselheira Sabrina Moraes Nascimento participou das atividades e, ainda, como coordenadora geral da Comissão Organizadora da Conferência. “A pauta LGBT+ também é uma bandeira de luta da nossa profissão”, frisou Moraes.
Durante a conferência, foram discutidas as propostas para a criação do Plano Estadual de Enfrentamento da LGBTfobia, que irá contribuir para a implementação das políticas públicas para a população LGBT+ capixaba. A Conferência é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Conselho Estadual LGBT+, do qual fazem parte a conselheira Sabrina Lúcia Pinta da Silva e a assessora em Serviço Social do CRESS-ES, Tuanne Almeida de Souza.
Segundo Moraes, realizar a conferência foi um momento histórico: “Estamos emocionados, vivendo um dia histórico, por todos os acontecimentos em nível nacional e para a comunidade LGBT no Espírito Santo. Todas as etapas foram pensadas e discutidas coletivamente. Isso é um desafio porque temos perspectivas diferentes. Aos discutirmos e pensarmos as propostas temos que entender que estamos falando sobre nossas vidas, então é importante que a gente condense a diversidade da população, que levemos em consideração a raça, a classe, o gênero, entre outros”.
A conferência
Os debates e propostas da IV Conferência se estruturam em três eixos: Direitos Sociais e o acesso à cidadania; Políticas Públicas de Prevenção e Combate à Violência LGBTfóbica; e Política Nacional. O objetivo principal é tratar dos direitos da população LGBT+ do Espírito Santo e traçar propostas para as políticas públicas em âmbito municipal e estadual, especialmente no que diz respeito à saúde, cultura, justiça, assistência social, segurança, participação social, entre outros.
A Conferência contou com a participação de conselheiros municipais e estaduais, delegados eleitos, representantes da sociedade civil e do governo, convidados, palestrantes, técnicos e autoridades. As prioridades retiradas durante o evento serão levadas para a Conferência Nacional, a ser realizada em 2020.
03/04/2025 as 2:22
INSCREVA-SE E PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO DO 16º ENCONTRO CAPIXABA DE ASSISTENTES SOCIAIS! As atividades pelo Dia de Assistentes Sociais ocorrerão em 16 de maio, sexta-feira, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, em Vitória. Podem participar assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e demais profissionais da área. As inscrições acontecem pela plataforma Sympla. […]
24/04/2025 as 7:20
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32