No mês de junho, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) promoveu três seminários voltados à capacitação interna dos Conselhos Regionais: o 2º Encontro das Assessorias Jurídicas do Conjunto CFESS-CRESS, o 7º Seminário Administrativo-Financeiro do Conjunto CFESS-CRESS e o 11º Seminário de Capacitação das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs) do Conjunto CFESS-CRESS.
Para a presidenta do CRESS-ES, Pollyana Pazolini, “essa formação é fundamental nesse primeiro momento, para nos instrumentalizar na direção das entidades e na responsabilidade política que é administrar uma autarquia pública. A gestão Tempos de Resistir assume esse compromisso com a categoria, com os/as trabalhadores/as do conselho e com a profissão no triênio 2017-2020”.
2º Encontro das Assessorias Jurídicas do Conjunto CFESS-CRESS
Foto: Rafael Werkema/CFESS
O 2º Encontro das Assessorias Jurídicas do Conjunto CFESS-CRESS ocorreu em 21 de junho, e participou a assessora jurídica do CRESS Mila Fraga. No encontro foram debatidas questões relevantes relativas aos procedimentos de gestão administrativa do Conselho, licitações e processos de natureza ética. Para Mila, o encontro representa uma oportunidade de debate e aprimoramento acerca das principais questões jurídicas que envolvem as atividades do Conjunto CFESS-CRESS e dos conselhos de fiscalização profissional de um modo geral.
CLIQUE AQUI para acessar a matéria completa do CFESS.
7º Seminário de Gestão Administrativo-Financeira do Conjunto CFESS-CRESS
Foto Rafael Werkema/CFESS
Nos dias 22 e 23 de junho aconteceu o 7º Seminário de Gestão Administrativo-Financeira do Conjunto CFESS-CRESS. O Seminário possibilitou que os CRESS tivessem acesso às informações no que diz respeito à necessidade de organização administrativa financeira na administração pública, dando destaque à realização de processos licitatórios na compra de serviços, aprimoramento da gestão do trabalho e transparência das informações. O seminário tratou ainda da mudança do documento de identidade. Em breve, o CFESS retomará o processo de impressão do novo documento após realização de novos testes de emissão junto às empresas envolvidas no processo.
Do CRESS-ES, participaram as conselheiras Sabrina Silva e Carla Oliveira, a coordenadora financeira Flávia Faria e assistente administrativo Sandra Aguiar, que trabalha no setor de Registro. Flávia enfatizou que as palestras e debates do seminário acrescentaram bastante e sanaram algumas dúvidas que estavam em discussão nos setores Financeiro, de Licitação e de Patrimônio do CRESS-ES. “Esta formação permanente do conjunto CFESS-CRESS faz-se relevante, pois permite serem realizados com as Comissões e a Diretoria direcionamentos e deliberações necessárias”, disse.
A conselheira Sabrina Lúcia, que integra a comissão de Gestão de Trabalho, Orientação e Fiscalização e Inscrição do CRESS-ES, enfatizou que o Conjunto CFESS-CRESS, por meio da realização do Seminário, demonstrou seu compromisso com a capacitação permanente dos/as gestores/as dos CRESS, sobretudo neste momento de início de triênio. “Cabe destacar que o campo do Administrativo Financeiro não deve estar dissociado do eixo político que este conjunto defende”, afirmou. Acrescentou ainda que a capacitação do setor de registro foi importante para orientação quanto ao novo documento de identidade profissional (DIP).
CLIQUE AQUI para acessar a matéria completa do CFESS:
11º Seminário de Capacitação das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs)
Foto Rafael Werkema/CFESS
Em tempos de barbárie, em que os direitos conquistados pela classe trabalhadora vêm sendo derrubados, o 11º Seminário Nacional das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs), ocorrido em Brasília entre os dias 23 e 24 de junho, buscou refletir os rebatimentos desta conjuntura para as COFIS e trazer à luz a urgência de articular de forma cada vez mais consistente a fiscalização/orientação à Ética Profissional. Na ocasião, os participantes puderam constatar que, apesar de vivermos em um país de proporções continentais, cuja regionalidade se evidencia se forma latente, os desafios se assemelham: demandas oriundas da precarização do ensino, desrespeito aos direitos já adquiridos e judicialização da questão social.
O seminário foi, assim como os demais, um espaço para as/os agentes fiscais e conselheiros/as debaterem seu processo de trabalho e a contribuição que este eixo dentro do Conjunto CFESS-CRESS tem para a categoria e a defesa da profissão. O encontro teve por objetivo retomar a avaliação dos instrumentais que fazem parte do processo de orientação e fiscalização e destacar a priorização de ações deste eixo, com garantia de recursos humanos e financeiros.
Nas falas do/as participantes pode-se destacar o papel primordial das COFIs, tendo em vista a relação interventiva junto à categoria, que abrange Prevenção, Orientação e Fiscalização, a partir das dimensões Afirmativa de Princípios e Compromissos Conquistados; Político-Pedagógica; e Normativo e Disciplinadora, previstas na Política Nacional de Fiscalização (PNF). Participaram do seminário as conselheiras do CRESS-ES Sabrina Silva e Carla Oliveira e as agentes fiscais Raquel Martini e Sislene Gomes.
A mesa que tratou da relação entre o eixo Ética/DH e COFI demonstrou a necessidade urgente dos regionais articularem a comissão ampliada de ética, conforme prevê a Política Nacional de Fiscalização. “Sabemos que a defesa da profissão por meio da COFI não é tarefa fácil, é preciso aproximar a categoria do que é função precípua do CRESS e sobretudo garantir condições éticas e técnicas para o trabalho dos/as agentes fiscais no exercício de suas funções. É a COFI a comissão que recebe de forma imediata as demandas da categoria”, sinalizou a conselheira Sabrina Lúcia.
CLIQUE AQUI para acessar a matéria completa do CFESS.
Relevância
A conselheira Carla Oliveira comentou que esses foram os primeiros seminários de capacitação do conjunto dos quais participou e avaliou a relevância dessa preparação. “Participar da gestão de um conselho de classe é acreditar e assumir uma militância de grande proporção. Neste sentido, este momento de formação proporcionado pelo CFESS aos/as conselheiros/as e funcionários/as dos CRESS contribui para a compreensão do lugar que ocupamos nessa atual conjuntura, que é de total retrocesso de direitos e também de aprendizado e conhecimento, nos permitindo avançar na certeza de que estamos atuando com o comprometimento ético e político que rege a nossa profissão, além oxigenar as ideias para a implementação de novas ações e atividades dentro dos espaços do CRESS, haja vista que a assessoria jurídica, o administrativo financeiro e a COFI são setores fundamentais para o funcionamento dessa autarquia”, finalizou.
O CRESS-ES comunica a toda categoria que não haverá expediente na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, sendo decretado ponto facultativo pelo Governo do Espírito Santo. Os atendimentos serão retomados na terça, dia 24 de maio. Agradecemos a compreensão de todas/os!
20/05/2022 as 11:00
A categoria de Assistentes Sociais do Espírito Santo esteve reunida, nesta terça-feira (17/05), para celebrar o Dia do/da Assistente Social, data celebrada no dia 15 de Maio. Com a presença das professoras Eblin Farage (UFF) e Maria Helena Elpídio (UFES), a mesa principal tratou sobre a importância da participação do Serviço Social nas lutas da […]
19/05/2022 as 3:47
O CFESS lançou no dia 30 de abril uma pesquisa sobre o perfil da comunicação do CFESS, com o objetivo de conhecer e entender como a categoria de assistentes sociais tem buscado e recebido informações sobre a profissão. Com a pesquisa, o Conselho quer compreender também as preferências sobre o acesso ao conteúdo produzido pelo […]
19/05/2022 as 10:37
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado hoje, dia 18 de maio, é uma das lutas que, há muito tempo, fazem parte da agenda política de Assistentes Sociais. E muito dessa relação se constrói porque parte da nossa categoria está presente atuando profissionalmente, em instituições que acolhem e atendem pessoas que vivem com transtornos mentais, […]
18/05/2022 as 10:28