CRESS-ES participa de seminários de capacitação organizados pelo CFESS | CRESS-17

CRESS-ES participa de seminários de capacitação organizados pelo CFESS

30/06/2017 as 12:08

Compartilhe:

No mês de junho, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) promoveu três seminários voltados à capacitação interna dos Conselhos Regionais: o 2º Encontro das Assessorias Jurídicas do Conjunto CFESS-CRESS, o 7º Seminário Administrativo-Financeiro do Conjunto CFESS-CRESS e o 11º Seminário de Capacitação das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs) do Conjunto CFESS-CRESS.

Para a presidenta do CRESS-ES, Pollyana Pazolini, “essa formação é fundamental nesse primeiro momento, para nos instrumentalizar na direção das entidades e na responsabilidade política que é administrar uma autarquia pública. A gestão Tempos de Resistir assume esse compromisso com a categoria, com os/as trabalhadores/as do conselho e com a profissão no triênio 2017-2020”.

2º Encontro das Assessorias Jurídicas do Conjunto CFESS-CRESS

Foto: Rafael Werkema/CFESS

O 2º Encontro das Assessorias Jurídicas do Conjunto CFESS-CRESS ocorreu em 21 de junho, e participou a assessora jurídica do CRESS Mila Fraga. No encontro foram debatidas questões relevantes relativas aos procedimentos de gestão administrativa do Conselho, licitações e processos de natureza ética. Para Mila, o encontro representa uma oportunidade de debate e aprimoramento acerca das principais questões jurídicas que envolvem as atividades do Conjunto CFESS-CRESS e dos conselhos de fiscalização profissional de um modo geral.

CLIQUE AQUI para acessar a matéria completa do CFESS.

7º Seminário de Gestão Administrativo-Financeira do Conjunto CFESS-CRESS

Foto Rafael Werkema/CFESS

Nos dias 22 e 23 de junho aconteceu o 7º Seminário de Gestão Administrativo-Financeira do Conjunto CFESS-CRESS. O Seminário possibilitou que os CRESS tivessem acesso às informações no que diz respeito à necessidade de organização administrativa financeira na administração pública, dando destaque à realização de processos licitatórios na compra de serviços, aprimoramento da gestão do trabalho e transparência das informações. O seminário tratou ainda da mudança do documento de identidade. Em breve, o CFESS retomará o processo de impressão do novo documento após realização de novos testes de emissão junto às empresas envolvidas no processo.

Do CRESS-ES, participaram as conselheiras Sabrina Silva e Carla Oliveira, a coordenadora financeira Flávia Faria e assistente administrativo Sandra Aguiar, que trabalha no setor de Registro. Flávia enfatizou que as palestras e debates do seminário acrescentaram bastante e sanaram algumas dúvidas que estavam em discussão nos setores Financeiro, de Licitação e de Patrimônio do CRESS-ES. “Esta formação permanente do conjunto CFESS-CRESS faz-se relevante, pois permite serem realizados com as Comissões e a Diretoria direcionamentos e deliberações necessárias”, disse.

A conselheira Sabrina Lúcia, que integra a comissão de Gestão de Trabalho, Orientação e Fiscalização e Inscrição do CRESS-ES, enfatizou que o Conjunto CFESS-CRESS, por meio da realização do Seminário, demonstrou seu compromisso com a capacitação permanente dos/as gestores/as dos CRESS, sobretudo neste momento de início de triênio. “Cabe destacar que o campo do Administrativo Financeiro não deve estar dissociado do eixo político que este conjunto defende”, afirmou. Acrescentou ainda que a capacitação do setor de registro foi importante para orientação quanto ao novo documento de identidade profissional (DIP).

CLIQUE AQUI para acessar a matéria completa do CFESS:

11º Seminário de Capacitação das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs)

Foto Rafael Werkema/CFESS

Em tempos de barbárie, em que os direitos conquistados pela classe trabalhadora vêm sendo derrubados, o 11º Seminário Nacional das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs), ocorrido em Brasília entre os dias 23 e 24 de junho, buscou refletir os rebatimentos desta conjuntura para as COFIS e trazer à luz a urgência de articular de forma cada vez mais consistente a fiscalização/orientação à Ética Profissional. Na ocasião, os participantes puderam constatar que, apesar de vivermos em um país de proporções continentais, cuja regionalidade se evidencia se forma latente, os desafios se assemelham: demandas oriundas da precarização do ensino, desrespeito aos direitos já adquiridos e judicialização da questão social.

O seminário foi, assim como os demais, um espaço para as/os agentes fiscais e conselheiros/as debaterem seu processo de trabalho e a contribuição que este eixo dentro do Conjunto CFESS-CRESS tem para a categoria e a defesa da profissão. O encontro teve por objetivo retomar a avaliação dos instrumentais que fazem parte do processo de orientação e fiscalização e destacar a priorização de ações deste eixo, com garantia de recursos humanos e financeiros.

Nas falas do/as participantes pode-se destacar o papel primordial das COFIs, tendo em vista a relação interventiva junto à categoria, que abrange Prevenção, Orientação e Fiscalização, a partir das dimensões Afirmativa de Princípios e Compromissos Conquistados; Político-Pedagógica; e Normativo e Disciplinadora, previstas na Política Nacional de Fiscalização (PNF). Participaram do seminário as conselheiras do CRESS-ES Sabrina Silva e Carla Oliveira e as agentes fiscais Raquel Martini e Sislene Gomes.

A mesa que tratou da relação entre o eixo Ética/DH e COFI demonstrou a necessidade urgente dos regionais articularem a comissão ampliada de ética, conforme prevê a Política Nacional de Fiscalização. “Sabemos que a defesa da profissão por meio da COFI não é tarefa fácil, é preciso aproximar a categoria do que é função precípua do CRESS e sobretudo garantir condições éticas e técnicas para o trabalho dos/as agentes fiscais no exercício de suas funções. É a COFI a comissão que recebe de forma imediata as demandas da categoria”, sinalizou a conselheira Sabrina Lúcia.

CLIQUE AQUI para acessar a matéria completa do CFESS.

Relevância

A conselheira Carla Oliveira comentou que esses foram os primeiros seminários de capacitação do conjunto dos quais participou e avaliou a relevância dessa preparação. “Participar da gestão de um conselho de classe é acreditar e assumir uma militância de grande proporção. Neste sentido, este momento de formação proporcionado pelo CFESS aos/as conselheiros/as e funcionários/as dos CRESS contribui para a compreensão do lugar que ocupamos nessa atual conjuntura, que é de total retrocesso de direitos e também de aprendizado e conhecimento, nos permitindo avançar na certeza de que estamos atuando com o comprometimento ético e político que rege a nossa profissão, além oxigenar as ideias para a implementação de novas ações e atividades dentro dos espaços do CRESS, haja vista que a assessoria jurídica, o administrativo financeiro e a COFI são setores fundamentais para o funcionamento dessa autarquia”, finalizou.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região