CRESS-ES realiza live sobre Assistentes Sociais, implementação de Benefícios Eventuais e o SUAS | CRESS-17

06/11/2020 as 2:22

Nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, a Comissão de Seguridade Social do CRESS-ES organizou a Live sobre o tema: “O trabalho de Assistentes Sociais na Implementação dos Benefícios Eventuais no Âmbito do SUAS”. A atividade foi facilitada pela assistente social Paola Loureiro Carvalho, diretora de Relações Instrucionais e Internacionais da Rede Brasileira de Renda Básica (RBRB); e mediada pelo assistente social Rander Prates, que atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, do município de Rio Bananal.

Para Rander, “a realização da live foi extremamente pertinente por abordar a questão dos benefícios eventuais que sempre foram um assunto que demanda, pela sua natureza, grande aprofundamento técnico e político para ser materializado de forma coerente, na perspectiva de garantia dos direitos fundamentais para a parcela da classe trabalhadora mais pauperizada, desmistificado de senso comum ou preconceitos que só segregam e não avançam nas garantias fundamentais”, disse.

“No meu local de trabalho, assim como em vários outros equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sentimos a necessidade de aprofundarmos nosso acumulo científico, político e teórico acerca das questões que perpassam pelo nosso cotidiano de trabalho. Neste sentido, a Paola enriqueceu muito as nossas reflexões, sendo muito assertiva nas ponderações e inquietações traduzidas nessa Live. Espero que possamos organizar muitas outras e com cada vez mais participação de profissionais de base acompanhando e contribuindo com o debate”, complementou Rander.

A conselheira do CRESS/ES, Mariani Souza Silva, trabalhadora do SUAS na Gerência de Proteção Social Básica, do município de Cachoeiro do Itapemirim, destacou que “as reflexões da Paola nos remetem a questionamentos sobre nossa atuação profissional, que é atravessada por tantas adversidades e nos demandam enfrentamentos com situações que não comungam com nosso projeto ético-político. Infelizmente ainda nos deparamos com práticas policialescas, punitivas e de senso comum que descaracterizaram o serviço social crítico que tanto primamos”, comentou.

“Porém, como apontado na LIVE, é necessário remeter as nossas bases e manter a capacidade reflexiva, estando atentas e fortes para não reproduzir intenções alheias ao nosso compromisso profissional. É desafiador, porém, como bem avaliou a facilitadora, precisamos nos entender enquanto gestores de políticas públicas, no campo das relações sociais defendemos um projeto de sociedade que faça valer nossos princípios de equidade e justiça social”, argumentou Paola.

A assistente social disponibilizou sua dissertação de mestrado para download, que foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o seguinte tema: “Cadastro único e burocratas de nível de rua: subalternidade e invisibilidade do rural na assistência social”. Acesse aqui!

Confira a LIVE completa no Canal do CRESS no Youtube: https://youtu.be/bJfouJv3gMQ

Acompanhe nossas redes sociais e site para saber sobre novos eventos.

Facebook >> https://www.facebook.com/cress17/

Instagram >> https://www.instagram.com/cress_es/