CRESS INDICA: cinco leituras sobre tempo de cuidado e conceito de familismo | CRESS-17

CRESS INDICA: cinco leituras sobre tempo de cuidado e conceito de familismo

27/11/2023 as 7:30

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS/ES traz cinco sugestões de leitura para quem deseja conhecer e estudar sobre o tempo de cuidado, não ou mal remunerado, assim como o conceito de familismo.

Esse tema repercutiu entre candidatos na prova do ENEM 2023, mas já vinha sendo fruto de pesquisas e debates contemporâneos. E as leituras indicadas podem contribuir com as análises das equipes sobre as condições de vida das mulheres atendidas nas políticas públicas, o que requer senso crítico e ética sobre questões como negligência familiar, termo muito adotado nos acompanhamentos às famílias e cuidadoras.

O primeiro dos textos é o material desenvolvido e publicado pela Oxfam Brasil, com o título “Tempo de Cuidar: O trabalho de cuidado não remunerado e mal pago e a crise global da desigualdade”. A Oxfam é uma confederação internacional de 19 organizações trabalhando em rede em mais de 90 países, como parte de um movimento global pela transformação, com o objetivo de construir um futuro livre da injustiça da pobreza. Mais informações, visite www.oxfam.org.br

Na lista também está incluída a resenha do livro “Familismo, direitos e cidadania: contradições da política social”, escrita pelo pesquisador e professor Claudio Henrique Miranda Horst e publicada na Revista Argumentum

Horts também é autor, junto com a assistente social Emilly Msrques Tenorio, do artigo “Reflexões sobre a inserção profissional de assistentes sociais na conciliação de conflitos e mediação familiar”, publicado na Revista Serviço Social & Sociedade.

E ainda há mais dois artigos para sugestão de leitura. O primeiro escrito pela professora e pesquisadora Nancy Fraser, na Revista de Filosofia (Natal) e com o título “Contradições entre capital e cuidado”. E o segundo, com o título “Serviço Social e avaliações de negligência: debates no campo da ética profissional”, foi escrito pela pesquisadora, assistente social e mestra em Serviço Social Thais Peinado Berberian, sendo publicado na Revista Serviço Social & Sociedade.

Boa leitura!

Tempo de Cuidar: O trabalho de cuidado não remunerado e mal pago e a crise global da desigualdade > clique aqui!

Resenha do livro “Familismo, direitos e cidadania: contradições da política social” > clique aqui!

Artigo “Reflexões sobre a inserção profissional de assistentes sociais na conciliação de conflitos e mediação familiar” > clique aqui!

Artigo “Contradições entre capital e cuidado” > clique aqui!

Artigo “Serviço Social e avaliações de negligência: debates no campo da ética profissional” > clique aqui!