Saiba mais sobre a campanha que motivou o título do material
O CRESS-17 informa que os exemplares da Agenda Assistente Social 2013 estão esgotados.
Informa ainda que, este ano, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) não comercializou o material, apenas repassou aos regionais que ficaram responsáveis pela comercialização. Portanto, o CFESS também não tem mais exemplares disponíveis.
Arte
A agenda deste ano tem o título “Sem movimento não há liberdade”.
Segundo o site do CFESS, “a publicação aborda a participação de assistentes sociais em movimentos sociais e se concentra na necessária articulação da categoria com os movimentos sociais no cotidiano profissional e reúne depoimentos de assistentes sociais que participam desses movimentos. Além disso, traz dados estatísticos da desigualdade social no Brasil e apresenta também conteúdo poético e sugestões de filmes voltados ao tema central, mantendo sua proposta de ser um espaço de interlocução e formação da categoria”.
“As poesias foram devidamente pensadas para aguçar nossa sensibilidade para a reflexão sobre este tempo, em que a violação dos direitos humanos é uma ordem. Os dados apresentados revelam a desigualdade social no Brasil e no mundo. Pela força da poesia e da arte em toda sua profusão criadora, a Agenda Assistente Social 2013 nos convida à reflexão sobre a necessidade histórica de continuarmos, mais do que antes, na luta anticapitalista”, diz o texto de contracapa da publicação, que teve seu título retirado da Campanha de Gestão do Conjunto CFESS-CRESS (2011-2014), porque faz um chamado à luta em defesa dos direitos humanos, em defesa da igualdade real na vida cotidiana, da liberdade, da justiça e da diversidade humana.
“Como a nossa própria agenda diz, sem movimento das forças de esquerda, que lutam pela emancipação humana, não há liberdade. Sem movimento de assistentes sociais, em busca de combater preconceitos e discriminação no cotidiano profissional, não há liberdade. Somente em movimento coletivo é que os sujeitos, que lutam no campo da esquerda, podem construir alternativas históricas de liberdade”, reforçou a presidente do CFESS e coordenadora da Comissão de Comunicação, Sâmya Ramos.
Ainda de acordo com o site do CFESS, o projeto gráfico é exclusivo da publicação, com ilustrações não só nas divisórias, mas em todo o miolo do material, e tem a intenção de dialogar com o tema e provocar reflexões da categoria sobre os movimentos sociais abordados.
*Com informações do CFESS.
O CRESS-ES comunica a toda categoria que não haverá expediente na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, sendo decretado ponto facultativo pelo Governo do Espírito Santo. Os atendimentos serão retomados na terça, dia 24 de maio. Agradecemos a compreensão de todas/os!
20/05/2022 as 11:00
A categoria de Assistentes Sociais do Espírito Santo esteve reunida, nesta terça-feira (17/05), para celebrar o Dia do/da Assistente Social, data celebrada no dia 15 de Maio. Com a presença das professoras Eblin Farage (UFF) e Maria Helena Elpídio (UFES), a mesa principal tratou sobre a importância da participação do Serviço Social nas lutas da […]
19/05/2022 as 3:47
O CFESS lançou no dia 30 de abril uma pesquisa sobre o perfil da comunicação do CFESS, com o objetivo de conhecer e entender como a categoria de assistentes sociais tem buscado e recebido informações sobre a profissão. Com a pesquisa, o Conselho quer compreender também as preferências sobre o acesso ao conteúdo produzido pelo […]
19/05/2022 as 10:37
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado hoje, dia 18 de maio, é uma das lutas que, há muito tempo, fazem parte da agenda política de Assistentes Sociais. E muito dessa relação se constrói porque parte da nossa categoria está presente atuando profissionalmente, em instituições que acolhem e atendem pessoas que vivem com transtornos mentais, […]
18/05/2022 as 10:28