CRESS realiza III Seminário Estadual de Serviço Social e Direitos Humanos nos dias 18 e 19 de julho | CRESS-17

25/06/2019 as 5:54

Acontece nos dias 18 e 19 de julho, deste ano, o III Seminário Estadual de Serviço Social e Direitos Humanos. O evento, organizado pelo CRESS/ES, por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos, terá como tema “Um presente ultrapassado: Avanço do conservadorismo e os impactos nos direitos humanos”. As inscrições para o evento acontecem de 01 a 17 de julho.

“Os direitos humanos compõem a agenda de lutas da categoria a nível nacional, constituindo-se num dos principais eixos dos últimos encontros do conjunto CFESS/CRESS”, explica a conselheira Sabrina Moraes, coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS/ES.

O seminário será realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), com as oficinas acontecendo nas salas de aula e as mesas principais no Auditório Manoel Vereza. No primeiro dia, as atividades acontecem das 17h30 às 22h, reservando o período completo para o segundo dia de atividades, das 9h às 18h.

Urgência

O seminário foi deliberado durante o 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado em Brasília, em 2017, dentro do triênio 2017-2020.

“O atual contexto nacional e estadual, marcado cotidianamente pela violação dos direitos humanos de amplos segmentos da população, com o extermínio da juventude negra, amplamente denunciado pelos movimentos sociais, além das violações às crianças, às/aos adolescentes, às/aos idosas/os, às mulheres, às pessoas com deficiência, aos gays, às lésbicas, às/aos bissexuais e às/aos transgêneros, etc, coloca para nós, profissionais, o compromisso ético e político de refletir sobre essa realidade, de buscar as alternativas em prol da defesa dos direitos humanos, tanto no âmbito do nosso cotidiano profissional como na articulação com a luta mais geral dos movimentos sociais”, reforça Moraes.

Nas reflexões que podem ser desenvolvidas durante o seminário, ficam algumas questões apontadas pelo CRESS às/aos participantes: É possível afirmar que a nossa sociedade, como está construída, reconhece a todas/todos como humanas/os? Os direitos humanos são pra quem? Direitos humanos para quais humanos? Direitos humanos para humanos direitos?

Com o objetivo de trazer a reflexão a esse tema tão urgente, a realização do seminário convoca as/os assistentes sociais capixabas para, coletivamente, construírem alternativas a esse modelo de sociedade, no cotidiano do exercício profissional, nas relações com as/os usuárias/os dos serviços e com os movimentos sociais organizados.

Confira a programação!

SEMINÁRIO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS – UFES

18 de Julho

17h30 – Credenciamento – Auditório Manoel Vereza

18h30 – Mesa de abertura

19h – Mesa principal: Um presente ultrapassado: avanço do conservadorismo e a defesa intransigente dos direitos humanos.

20h – Debate

19 de Julho

9h – Mesa 2: Racismo Institucional – Auditório Manoel Vereza

14h às 17h – Oficinas Temáticas (SALAS NO CCJE)