Crise, greves e mobilizações pautam abertura do Descentralizado | CRESS-17

Crise, greves e mobilizações pautam abertura do Descentralizado

07/08/2012 as 11:59

Temas foram destacados pelas/os componentes da mesa

No dia 3 de agosto foi aberto, no Rio de Janeiro, o 41º Encontro Descentralizado dos CRESS da região Sudeste.

A mesa de abertura contou com a presidente do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Sâmia Rodrigues, a presidente do CRESS-ES, Aline Pandolfi, o presidente do CRESS-RJ, Charles Toniolo, o presidente do CRESS-MG, Leonardo Reis, o vice-presidente do CRESS-SP, Marcos Valdir Silva, a vice-presidente Regional Leste da ABEPSS, Ana Paula Mauriel, a representante da ENESSO, Mohabiana Jacuru e a presidente da Associação de Docentes da Universidade Federal Fluminense (ADUFF), Eblin Farage.

Todas/os saudaram os participantes do evento e desejaram bons trabalhos às/aos delegadas/os.

“É com muita honra que a gente recebe os companheiros de luta do Serviço Social, com a vontade coletiva de colocar o conjunto para frente e fortalecer o projeto ético-político da profissão”, disse o presidente do CRESS-RJ, Charles Toniolo.

A presidente do CRESS-17, Aline Pandolfi, lembrou da atual crise do capitalismo. “Precisamos pensar além dessa crise. Ela é grande, mas ao mesmo tempo tem muita mobilização da classe trabalhadora”, disse.

Um exemplo dessa mobilização foi citado pela presidente da ADUFF, Eblin Farage, que destacou a luta dos trabalhadores nas universidades federais.

“Estamos em greve desde 17 de maio por duas pautas que são condições de trabalho e carreira docente. Estamos nesse embate com o governo que não sinaliza com nenhuma resposta às nossas demandas, mas a greve é forte”, garantiu.

A presidente do CFESS, Sâmia Rodrigues, fechou a mesa de abertura desejando um excelente encontro a todas e todos. Ela ressaltou que é importante contar com todos os sujeitos que “estão na luta contra o projeto de apoio ao capital na sua versão neoliberal, em defesa das 30 horas, contra a precarização da formação e em defesa da Seguridade Social pública”.