Debate sobre ações higienistas e policialescas com usuários/as de substâncias psicoativas | CRESS-17

Debate sobre ações higienistas e policialescas com usuários/as de substâncias psicoativas

28/06/2017 as 11:38

Compartilhe:

Em 26 de junho de 2017, 57 participantes, dentre profissionais inseridos em diversas políticas sociais, conselheiras/os do CRESS, estudantes e integrantes do movimento da população em situação de rua, se reuniram no Salão Rosa da UFES para refletir sobre o tema “Cracolândia: o que o Serviço Social tem a ver com isso?” O evento foi organizado pelas comissões de Seguridade Social e de Ética e Direitos Humanos para debater sobre as ações policialescas e higienistas com usuários/as de substâncias psicoativas.

A palestrante, a professora Fabíola Leal, destacou: “Discutir a Política sobre drogas e suas repercussões na sociedade atual, em especial as ações que vêm ocorrendo nas cenas de uso (“cracolândias”) em muitas cidades, é tarefa urgente para o Serviço Social brasileiro. Para isso, o compromisso ético político da nossa categoria nos demanda apreender as múltiplas determinações desse fenômeno de forma que nossas reflexões e, sobretudo, intervenções estejam pautadas e referenciadas por uma visão crítica que se fundamenta no direcionamento  hegemônico da profissão. Nesse sentido, reafirmamos que qualquer intervenção das/os assistentes sociais voltada para pessoas que consomem drogas devem rechaçar discursos e práticas policialescas, segregadoras e desumanizadoras. O nosso compromisso é com a emancipação humana assumindo uma postura libertária nesse campo. Nossa luta é anticapitalista, antimanicomial, antiproibicionista e antirracista”.

A coordenadora da Comissão de Seguridade Social, conselheira Patrícia Sousa, reforçou: “É importante discutirmos essa temática, pois de forma recorrente nós, assistentes sociais, somos mobilizadas/os para participar desse tipo de prática violenta do Estado. Precisamos reafirmar nosso posicionamento contrário a essas ações que ferem os princípios do nosso código de ética”.

No evento também foi ressaltada a importância de ocuparmos alguns espaços de militância como o Fórum Metropolitano de Drogas, o Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial, o Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública e o Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS. Além das comissões do CRESS, como a de Seguridade Social, que busca discutir sobre o exercício profissional.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região