Profissionais realizarão uma mobilização na quinta-feira, 30 de agosto, às 9 horas, em frente à Prefeitura de Vitória. Objetivo é pressionar o prefeito a sancionar o projeto
Nessa terça-feira, 21, a Câmara de Vereadores de Vitória também aprovou projeto de lei que estabelece a carga horária das/os assistentes sociais, que atuam na capital, em 30 horas semanais.
Dos dez vereadores presentes no plenário no momento da votação, todos votaram pela aprovação do projeto, apresentado pelo vereador Aloísio Varejão.
Mobilização
Logo após a aprovação do projeto, as/os profissionais que estiveram na Câmara e acompanharam a votação se reuniram. Elas/es decidiram realizar uma mobilização na quinta-feira, 30 de agosto, às 9 horas, em frente à Prefeitura de Vitória.
O objetivo é aproveitar o aniversário de dois anos da Lei 12.317, de 30 de agosto de 2010, para pressionar o prefeito a sancionar o projeto.
Guarapari
Na terça-feira, 14 de agosto, foi a vez da Câmara de Vereadores de Guarapari aprovar, por unanimidade, o projeto de Lei nº 124/2012, de autoria do vereador Joaquim Capistrano de Souza. Ele determina que a jornada de trabalho dos assistentes sociais do quadro de servidores públicos do município de Guarapari será de 30 horas semanais.
Nos dois casos, os projetos vedam a redução de salário e a decisão agora cabe aos respectivos prefeitos, que, segundo informações das Câmaras, têm 15 dias, após o recebimento das matérias, para sancionarem ou vetarem os projetos.
Luta
O CRESS está na luta. Antes da sessão dessa terça-feira, representantes do Conselho percorreram os gabinetes dos vereadores e entregaram ofícios solicitando a implementação das 30 horas.
Em seguida, foram acompanhar a votação junto às/aos demais assistentes sociais que compareceram ao plenário. Com camisas, cartazes e faixas, as/os profissionais pressionaram pela aprovação do projeto.
Atenção
O CRESS também está atento. “Essas aprovações são importantes para a categoria. As ações do Conselho têm sido no sentido de buscar apoio no âmbito legislativo para a criação de leis locais, devido às dificuldades de implementação da lei federal. Mas vale questionar porque somente agora, num período eleitoral, esses projetos estão sendo apresentados e aprovados, e ainda por unanimidade. Nada está garantido e precisamos analisar todo esse contexto com criticidade”, avaliou a diretoria do CRESS-17.
Assistentes sociais que não estejam exercendo sua profissão podem solicitar o cancelamento do registro profissional. O cancelamento é feito na plataforma dos serviços online. Segue link com orientações para tal procedimento: http://www.cress-es.org.br/cancelamento-do-registro-profissional/. E ao fazer a solicitação até o dia 28 de dezembro, você consegue evitar a cobrança da anuidade de 2024. Lembrando que a […]
28/11/2023 as 8:00
No dia 11 de dezembro de 2023, o CRESS/ES fará o “ENCONTRO CRESS/ES 40 ANOS: memórias, resistências e desafios do presente e do futuro”, para celebrar os 40 anos do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo. O evento, previsto para acontecer das 16h30 às 20h, será no Auditório Manoel Vereza, que fica no […]
27/11/2023 as 9:49
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS/ES traz cinco sugestões de leitura para quem deseja conhecer e estudar sobre o tempo de cuidado, não ou mal remunerado, assim como o conceito de familismo. Esse tema repercutiu entre candidatos na prova do ENEM 2023, mas já vinha sendo fruto de pesquisas e debates contemporâneos. […]
27/11/2023 as 7:30
No dia 28 de novembro, próxima terça-feira, a Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS/ES realiza a última reunião do ano de 2023. O encontro será presencial e está previsto para começar a partir das 15 horas, na sede do CRESS/ES com momentos especiais, sendo: 1. Debate sobre o texto “Desafios para o Serviço […]
24/11/2023 as 11:00