Profissionais realizarão uma mobilização na quinta-feira, 30 de agosto, às 9 horas, em frente à Prefeitura de Vitória. Objetivo é pressionar o prefeito a sancionar o projeto
Nessa terça-feira, 21, a Câmara de Vereadores de Vitória também aprovou projeto de lei que estabelece a carga horária das/os assistentes sociais, que atuam na capital, em 30 horas semanais.
Dos dez vereadores presentes no plenário no momento da votação, todos votaram pela aprovação do projeto, apresentado pelo vereador Aloísio Varejão.
Mobilização
Logo após a aprovação do projeto, as/os profissionais que estiveram na Câmara e acompanharam a votação se reuniram. Elas/es decidiram realizar uma mobilização na quinta-feira, 30 de agosto, às 9 horas, em frente à Prefeitura de Vitória.
O objetivo é aproveitar o aniversário de dois anos da Lei 12.317, de 30 de agosto de 2010, para pressionar o prefeito a sancionar o projeto.
Guarapari
Na terça-feira, 14 de agosto, foi a vez da Câmara de Vereadores de Guarapari aprovar, por unanimidade, o projeto de Lei nº 124/2012, de autoria do vereador Joaquim Capistrano de Souza. Ele determina que a jornada de trabalho dos assistentes sociais do quadro de servidores públicos do município de Guarapari será de 30 horas semanais.
Nos dois casos, os projetos vedam a redução de salário e a decisão agora cabe aos respectivos prefeitos, que, segundo informações das Câmaras, têm 15 dias, após o recebimento das matérias, para sancionarem ou vetarem os projetos.
Luta
O CRESS está na luta. Antes da sessão dessa terça-feira, representantes do Conselho percorreram os gabinetes dos vereadores e entregaram ofícios solicitando a implementação das 30 horas.
Em seguida, foram acompanhar a votação junto às/aos demais assistentes sociais que compareceram ao plenário. Com camisas, cartazes e faixas, as/os profissionais pressionaram pela aprovação do projeto.
Atenção
O CRESS também está atento. “Essas aprovações são importantes para a categoria. As ações do Conselho têm sido no sentido de buscar apoio no âmbito legislativo para a criação de leis locais, devido às dificuldades de implementação da lei federal. Mas vale questionar porque somente agora, num período eleitoral, esses projetos estão sendo apresentados e aprovados, e ainda por unanimidade. Nada está garantido e precisamos analisar todo esse contexto com criticidade”, avaliou a diretoria do CRESS-17.
Representantes do CRESS-ES estarão presentes na Reunião Ampliada Presencial do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social, que será realizado no dia 31 de março, no período da manhã, em Fortaleza – CE. O evento vai anteceder ao 6º Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade Social e […]
03/02/2023 as 2:44
Os funcionários do setor do registro do CRESS-ES vão participar de uma capacitação nesta quarta-feira (8/2) e os atendimentos estarão suspensos. A partir de quinta-feira (9/2), os atendimentos retomam no horário normal de 12h às 18h. Contamos com a compreensão de todas/os.
03/02/2023 as 12:01
O respeito ao nome social consiste em um importante direito fundamental para a população trans e travesti, mas ainda há muita a ser feito pela garantia e a ampliação dos direitos dessas pessoas, em especial em proteção às suas vidas. Hoje é o dia da visibilidade trans e o CRESS/ES aproveita para relembrar ao menos […]
27/01/2023 as 5:37
A Comissão Regional Eleitoral informa a inscrição da chapa única “Quem escolhe a luta não recusa a travessia” para as Eleições CFESS-CRESS – Triênio 2023-2026. A inscrição ocorreu dentro do prazo regimental. Os nomes, números de registro em ordem de cargos pode ser conferido no final da matéria. Considerando o calendário eleitoral, o prazo para […]
20/01/2023 as 5:55