Desafios conjuntos para a formação e a atuação profissional | CRESS-17

Desafios conjuntos para a formação e a atuação profissional

28/08/2017 as 6:50

Compartilhe:

Na sexta-feira, dia 25/08, ocorreu um encontro entre representantes da Regional Leste da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS Regional Leste) com representantes do CRESS-ES para uma apresentação formal à gestão do CRESS “Tempos de Resistir” e para encaminhamentos de ações relativas à formação profissional que envolvem diretamente as duas entidades.

A ABEPSS ratificou seu compromisso com os princípios ético-políticos e a aliança histórica das duas entidades, ressaltando que, juntas, têm enfrentado os desafios que o tempo presente impõe ao trabalho e à formação profissional dos assistentes sociais. E também apresentou suas iniciativas relativas à formação e à garantia de condições formativas para o exercício profissional previstas para o biênio 2017-2018, sob a gestão “Quem é de luta, resiste”.

A vice-presidenta da ABEPSS Regional Leste, Fátima da Silva Grave Ortiz, reiterou a relação orgânica e histórica entre a instituição e o Conjunto CFESS-CRESS, responsável por muitas das conquistas alcançadas nos últimos anos. “A defesa do projeto de formação profissional e sua relação direta com o projeto ético-político exigem que exista essa articulação, na verdade uma articulação entre Enesso, ABEPSS e o Conjunto”, afirmou.

De acordo com ela, um dos grandes desafios da ABEPSS atualmente é defender um projeto de formação a partir de uma universidade que está sendo atacada de todos os lados. “Estamos em um momento em que, tanto no mundo como no Brasil, se ataca a própria ideia do que é se ter uma universidade, o que é produzir conhecimento, e isso nos atinge diretamente. Precisamos de uma universidade que seja laica, socialmente referenciada, pública e gratuita para dar conta desse projeto de formação profissional, que, por sua vez, pretende formar um assistente social que esteja fundamentado naquelas diretrizes curriculares. E esta universidade está sofrendo um profundo desmonte”, afirmou.

Para Fátima, esse é um desafio de fundo, que se complementa com outro, que é a precarização da formação e do próprio exercício profissional. “Vemos as dificuldades que se colocam para o trabalho profissional, que atingem frontalmente o estágio e a consolidação dos valores, pois esses profissionais se veem cada vez mais diante de dilemas ético-profissionais face à sua condição de assalariados precários. Então temos uma série de desafios que precisamos enfrentar e que estamos enfrentando nesses anos todos e que cada vez mais vão exigir de nós um esforço coletivo bastante significativo”, completou.

A gestão 2017-2018 “Quem é de luta, resiste”, da ABEPSS Regional Leste, é formada pelas/os seguintes profissionais:

• Fátima Grave Ortiz (UFRJ) – vice-presidenta Regional Leste
• Paula Sirelli (UFF Rio das Ostras) – coordenadora regional de graduação
• Inez Stampa (PUC RIO) – coordenadora regional de pós-graduação
• Diego Tabosa (UNIMONTES MG) – suplente docente de diretoria
• Nathália Nicácio (UFES ES) – representante discente titular de pós-graduação
• Suellen Cruz (UFES ES) – representante discente suplente de pós-graduação
• Brenda Soares Rodrigues (UFTM MG) – representante discente titular da graduação
• Júlia Gonçalves Cordeiro (UNA MG) – representante discente suplente da graduação
• Sandra Caldeira – representante dos supervisores de estágio

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região