DESCENTRALIZADO SUDESTE – Mobilização da categoria frente à precarização do trabalho e perda de direitos | CRESS-17

05/08/2017 as 11:51

Mesa de abertura

Na noite desta sexta, 4 de agosto, teve início o 46º Encontro Descentralizado com representantes dos CRESS do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O evento ocorre até amanhã, 6 de agosto, na Escola de Serviço Social (ESS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ).

Na mesa de abertura, deram as boas vindas a presidenta do CRESS-RJ, Dácia Cristina Teles, entidade que organiza esta edição, e a professora da ESS da UFF, Jaqueline Botelho.

Jaqueline enfatizou a necessidade de a categoria assumir a posição contrária ao contexto atual de supressão dos direitos sociais e precarização do trabalho dos assistentes sociais. Já Dácia Cristina destacou a corrupção institucionalizada existente hoje no Brasil e os efeitos da crise atual no estado do Rio. “Precisamos contribuir com o alinhamento das forças de esquerda desse país. Precisamos construir saídas substantivas”, concluiu.

A presidenta do CRESS-ES, Pollyana Pazolini, faz suas considerações

Compuseram ainda a mesa os representantes do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), CRESS, Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO) e Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Em sua fala, a presidenta do CRESS-ES, Pollyana Pazolini, destacou os trabalhos deste final de semana e convidou os participantes a estarem com afinco nas discussões e reflexões.

Durante o fim de semana, os conselheiros/as dos CRESS e seccionais, assessores/as e assistentes sociais de base realizarão exposições acerca dos seguintes eixos temáticos: Orientação e Fiscalização Profissional; Administrativo-Financeiro; Seguridade Social, Comunicação; Formação Profissional e Relações Internacionais; e Ética e Direitos Humanos.

A delegação capixaba, que receberá o encontro de 2018, tem a representação de Pollyana Pazolini, nove delegados/as e três convidados/as.

Fóruns permanentes de Ética e de Orientação e Fiscalização

Antes da abertura oficial do evento, os delegados dos CRESS se reuniram, durante o dia, nos fóruns das comissões de Ética e de Orientação e Fiscalização (COFIs).

Fórum Permanente de Ética

De acordo com a agente fiscal do CRESS-ES Sislene Gomes, os fóruns são um momento de grande relevância para o fortalecimento dos Conselhos, troca de experiências e unificação de determinados procedimentos. “A ideia é trabalhar o aspecto preventivo. Ou seja, desenvolver atividades no âmbito da ética para que o profissional não necessite responder, no futuro, a um processo ético”, acrescenta.

Fórum COFIs

Já a vice-presidenta do CRESS-ES e integrante da COFI, Sabrina Lúcia, ressalta que o fórum propicia desenvolver estratégias coletivas considerando as particularidades da região Sudeste.

Confira os nomes das/os delegadas/os do CRESS-ES nos fóruns desta sexta-feira:

• Permanente de Ética: Pollyana Pazolini, Gustavo Henrique, Tatiana Cavati, Sabrina Moraes, Larisse Nunes, Ingrid Santos e Tuanne Almeida.
  • COFIs: Sislene Pereira, Sabrina Lúcia, Silvia, Patrícia Souza, Mayara Sales e Rafaela Assis.