DESCENTRALIZADO SUDESTE – Plenária final destaca êxito do Encontro 2017 e fortalecimento das discussões em conjunto | CRESS-17

06/08/2017 as 8:08

Mesa da plenária final

A 46ª edição do Descentralizado da região Sudeste terminou neste domingo, 6, com a plenária final após o debate dos eixos temáticos, realizado no sábado e hoje.Fizeram parte da mesa as/os representantes do CFESS, ENESSO, ABEPS e dos CRESS. Em nome do CRESS-ES, compôs a mesa a vice-presidenta, Sabrina Lúcia, que avaliou positivamente as discussões sobre a categoria e seus desafios, entre eles a precarização da formação profissional. Sabrina parabenizou ainda o esforço do CRESS-RJ por promover o “espaço Kids” durante o encontro, do qual participaram três crianças. Uma iniciativa que contribui para que responsáveis, sobretudo as mulheres, conciliem a profissão, a presença em eventos e o cuidado familiar.

A presidenta do CRESS-ES, Pollyana Pazolini, destaca que, a partir do encontro do final de semana, delegadas/os e membros do Conselho têm a responsabilidade de debater o compilado das propostas da região Sudeste e receber o compilado de outras regiões do país a fim de contribuírem com o planejamento em nível nacional. “Saímos daqui com duas tarefas principais: reafirmar o enfrentamento à precarização da formação profissional, assim como as competências e atribuições da categoria dentro de seus princípios políticos e éticos”, pontualiza ao ressaltar o clima de respeito e unidade existente no encontro, motivado pelas lutas em comum.

O Descentralizado 2017 da região Sudeste teve início na última sexta, 4, na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense,em Niterói, sob a organização do CRESS-RJ. Participaram 117 membros das delegações dos Estados e CFESS, sendo 12 do ES, 38 de SP, 38 do RJ, 21 de MG e oito do Conselho Federal.

Na sexta, 4, aconteceu a reunião das comissões permanentes de Ética e de Orientação Fiscalização, antes da abertura oficial do Descentralizado. Na ocasião, as/os integrantes puderam trocar experiências entre os Estados e articular estratégias coletivas para a região Sudeste do país.

Em seguida, a mesa de abertura foi composta por Pollyana Pazolini e demais representantes dos Conselhos Regionais, além do CFESS, ENESSO, ABEPSS e Escola de Serviço Social da UFF. E com o tema “Reconfiguração do Estado e os desafios do Conjunto CFESS-CRESS”, a socioeconomista do Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul/PACS, Sandra Quintela, e a professora de Serviço Social da UFRJ, Yolanda Guerra, encerraram a noite.

Já o sábado foi dedicado aos eixos temáticos: Orientação e Fiscalização; Comunicação; Formação profissional; Relações Internacionais; e Administrativo-financeiro. Já os de Seguridade Social e de Ética e Direitos Humanos foram realizados na primeira parte do domingo.

Em 2018, o CRESS-ES será o responsável pela próximo evento do qual participam os delegados da região Sudeste.