Durante o Mês de Maio, especialmente nas comemorações do Dia do/da Assistente Social, o Conjunto CFESS-CRESS reafirmou o Projeto ético-político profissional na defesa dos povos originários e comunidades tradicionais.
Dessa forma, reforçamos a inserção da categoria na luta e na resistência junto às comunidades indígenas, quilombolas, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco-de-babaçu, comunidades de fundo de pasto, pescadores artesanais, marisqueiras, ribeirinhos, praieiros, jangadeiros, pantaneiros, caatingueiros, trabalhadores/as do campo, ciganos, entre tantos outros, que estão diretamente conectados com o meio ambiente.
Para esses povos e essas comunidades, natureza e vida se misturam. São uma só. E compreender essas culturas contribui para que o trabalho de assistentes sociais, com esses povos e essas comunidades, seja realizado com respeito e atenção necessários.
É preciso estar atentas/os para as lutas e demandas dessas comunidades e desses povos, a exemplo da questão territorial, tão desrespeitada nesses últimos anos. Acompanhamos, por exemplo,os constantes ataques e as invasões a terras indígenas, tanto por posseiros quanto por garimpeiros e madeireiros, não havendo sequer proteção e fiscalização por parte do atual governo.
Também precisamos estar atentas/os às movimentações promovidas por governos municipais, estaduais e federal, que por meio de decretos e projetos de lei apresentam propostas favorecendo o agronegócio e, consequentemente, o desmatamento. A floresta, assim como as matas, os mangues, as praias e os rios também são a moradia de muitos desses povos, e o principal, senão o único, meio de sobrevivência.
Trazer esse debate é um aprendizado a mais para todas/os nós. Uma oportunidade para conhecer a história de povos que constroem e lutam pela preservação da natureza e da vida. De que forma os/as Assistentes Sociais podem intervir e contribuir para a sobrevivência e a resistência de povos originários e comunidades tradicionais de nosso país?
Aproveitamos a reflexão para sugerir dois conteúdos à categoria:
Live com Helena Silvestre, durante o XII Encontro Capixaba de Assistentes Sociais.
03/04/2025 as 2:22
INSCREVA-SE E PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO DO 16º ENCONTRO CAPIXABA DE ASSISTENTES SOCIAIS! As atividades pelo Dia de Assistentes Sociais ocorrerão em 16 de maio, sexta-feira, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, em Vitória. Podem participar assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e demais profissionais da área. As inscrições acontecem pela plataforma Sympla. […]
24/04/2025 as 7:20
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32