Dia Mundial do Meio Ambiente: Assistentes Sociais na luta e na defesa dos direitos de povos originários e comunidades tradicionais | CRESS-17

05/06/2021 as 8:00

Durante o Mês de Maio, especialmente nas comemorações do Dia do/da Assistente Social, o Conjunto CFESS-CRESS reafirmou o Projeto ético-político profissional na defesa dos povos originários e comunidades tradicionais.

Dessa forma, reforçamos a inserção da categoria na luta e na resistência junto às comunidades indígenas, quilombolas, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco-de-babaçu, comunidades de fundo de pasto, pescadores artesanais, marisqueiras, ribeirinhos, praieiros, jangadeiros, pantaneiros, caatingueiros, trabalhadores/as do campo, ciganos, entre tantos outros, que estão diretamente conectados com o meio ambiente.

Para esses povos e essas comunidades, natureza e vida se misturam. São uma só. E compreender essas culturas contribui para que o trabalho de assistentes sociais, com esses povos e essas comunidades, seja realizado com respeito e atenção necessários.

É preciso estar atentas/os para as lutas e demandas dessas comunidades e desses povos, a exemplo da questão territorial, tão desrespeitada nesses últimos anos. Acompanhamos, por exemplo,os constantes ataques e as invasões a terras indígenas, tanto por posseiros quanto por garimpeiros e madeireiros, não havendo sequer proteção e fiscalização por parte do atual governo.

Também precisamos estar atentas/os às movimentações promovidas por governos municipais, estaduais e federal, que por meio de decretos e projetos de lei apresentam propostas favorecendo o agronegócio e, consequentemente, o desmatamento. A floresta, assim como as matas, os mangues, as praias e os rios também são a moradia de muitos desses povos, e o principal, senão o único, meio de sobrevivência.

Trazer esse debate é um aprendizado a mais para todas/os nós. Uma oportunidade para conhecer a história de povos que constroem e lutam pela preservação da natureza e da vida. De que forma os/as Assistentes Sociais podem intervir e contribuir para a sobrevivência e a resistência de povos originários e comunidades tradicionais de nosso país?

Aproveitamos a reflexão para sugerir dois conteúdos à categoria:

Live com Helena Silvestre, durante o XII Encontro Capixaba de Assistentes Sociais.