Dia Nacional da Luta Antimanicomial e divulgação do Seminário Estadual sobre Trabalho do/a assistente social na Política sobre Drogas e Saúde Mental | CRESS-17

17/05/2018 as 7:59

DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

“Saúde não se vende, louco não se prende, quem está doente é o sistema social!”

Neste dia 18 de maio o Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região reafirma a defesa intransigente dos direitos humanos se somando a mobilização da luta antimanicomial contra todas as formas de preconceito e pelo respeito à diversidade. Reconhecemos os serviços de saúde mental – fruto de muita luta dos/as trabalhadores/as, usuárias/os e familiares –  enquanto um campo fértil para consolidação da Reforma Psiquiátrica. Afirmamos a possibilidade de articulação do projeto ético-político do Serviço Social com os princípios que norteiam a luta antimanicomial: uma sociedade igualitária e que comporte as diferenças!

Temos acompanhado, mas não inertes, um retrocesso nas garantias legais no campo da saúde mental e também o avanço do pensamento conservador que impacta diretamente na luta por uma nova mentalidade antimanicomial. Convocamos a categoria de assistentes sociais a fortalecer essa luta, construindo em conjunto com os movimentos sociais uma pauta política que reconheça a liberdade como eixo central na busca por uma sociedade sem manicômios!

Reconhecendo a importância de fortalecimento desse debate junto à categoria que o CRESS 17ª Região irá realizar no próximo dia 25 de maio o Seminário Estadual sobre Trabalho do/a assistente social na Política sobre Drogas e Saúde Mental com o objetivo de apresentar os retrocessos e os desafios que a Política de Saúde Mental e drogas enfrentam na atualidade e os rebatimentos no exercício profissional, considerando elementos da formação social brasileira ancorada no patriarcado, no racismo e no colonialismo e tendo como horizonte o fortalecimento da luta antimanicomial e antiproibicionista!

Gestão “Tempos de Resistir” 2017-2020

Data: 25 de Maio de 2018
Local: Salão Rosa (UFES)

• 8h – Credenciamento
  • 8h30 – Abertura
  • 9h às 10h30 – Mesa 1A Política de Saúde Mental e Drogas em tempos de avanço do conservadorismo, violação de direitos e criminalização da pobreza.
  • 10h30 – 12h – Debate
  • 12h as 14h – Almoço
  • 14h às 15h30 – Mesa 2 – O trabalho da/o assistente social na Política de Saúde Mental e Drogas: desafios para consolidação do projeto ético-político em tempos de retrocessos de direitos.
  • 15h30 às 17h – Debate

OFÍCIO DE LIBERAÇÃO DE PROFISSIONAIS – Seminário Estadual sobre política de drogas