Dia Nacional da Visibilidade Trans | CRESS-17

Dia Nacional da Visibilidade Trans

29/01/2017 as 2:25

O dia 29 de Janeiro é comemorado como o Dia Nacional da Visibilidade Trans e o CRESS-17ª Região, através da gestão “Não vou me adaptar” 2014 à 2017, como parte integrante da luta contra a violência à travestis, transexuais e transgêneros e na luta pela garantia de direitos à essa população, vem à público manifestar apoio ao movimento LGBT.

A transfobia se revela por discursos e atitudes de ódio, violência física, psicológica, chegando ao assassinato de pessoas transexuais e travestis. Com isso, faz-se necessário um profundo debate político sobre a desconstrução da heterossexualidade e do binarismo de gênero (masculino ou feminino) como únicas formas de manifestação da sexualidade permitida e aceita na sociedade. Além disso, torna-se ação estratégica para a perspectiva da garantia de direitos dessa população lutarmos todos os dias contra todos os tipos de preconceito e discriminação à população LGBT, considerando o respeito à diversidade de orientação sexual e identidade de gênero, além de apoiar as lutas em torno da despatologização da transexualidade, ampliação do processo transexualizador no SUS e atendimento com qualidade na rede pública, garantia do nome social nos espaços públicos de privados. Entendemos que a identidade de gênero é a expressão de construções sócio-históricas que marcam a singularidade de indivíduos que não se reconhecem nos papéis de gênero socialmente instituídos como masculino e feminino.

O Serviço Social tem historicamente lutado a favor dos direitos dessa população e, diante disso, orientamos a todas/os profissionais acessarem a Resolução CFESS nº 615/2011, que “dispõe sobre a inclusão e uso do nome social da assistente social travesti e do/a assistente social transexual nos documentos de identidade profissional” e também o Termo de Orientação produzido pelo CRESS 17ª região aos assistentes sociais acerca do respeito à identidade de gênero e a utilização do nome social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais das/os assistentes sociais.”

Imprescindível que a categoria se aproprie de informações que subsidie a atuação e o compromisso ético da profissão na defesa do acesso aos direitos e contra toda forma de preconceito!