(arte: Rafael Werkema/CFESS)
No início desta semana, no dia 13 de abril, o CFESS lançou dois documentos importantes para a defesa dos direitos trans. O primeiro deles é a Nota de apoio à Resolução CFM nº 2.265/2019, que “Dispõe sobre o cuidado específico à pessoa com incongruência de gênero ou transgênero e revoga a Resolução CFM nº 1.955/2010”.
Desde a publicação da Resolução, o CFM vem sofrendo diversos questionamentos, inclusive no âmbito do Congresso Nacional, sobre seu teor. Em janeiro desse ano, o CFESS já havia manifestado opinião a respeito da normativa, quando, no Dia Nacional da Visibilidade Trans (29/1), divulgou matéria em que afirmou a Resolução representava avanços, ainda que trouxesse pontos desafiadores dentro da temática.
“Desde então, O CFM vem sofrendo ataques de grupos conservadores dentro e fora do Congresso Nacional, o que exige de todos os sujeitos das diferentes categorias que participaram da comissão para o estudo da transexualidade, inclusive do Serviço Social, que se manifestem publicamente a favor da Resolução”, explica a coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos (CEDH/CFESS), Daniela Möller.
Entre os pontos relevantes da Resolução, segundo a nota, destacam-se o fato de a normativa considerar a identidade de gênero como sendo resultante do reconhecimento de cada pessoa sobre seu próprio gênero; a mudança do enfoque estritamente cirúrgico para uma perspectiva de saúde mais ampla e integral; a ampliação do público alvo ao citar transgêneros, transexuais, travestis e outras expressões identitárias relacionadas à diversidade de gênero; entre outros.
Leia a nota completa em apoio à Resolução CFM nº 2.265/2019
Outro documento importante que o CFESS lança nesta segunda é o livro do Seminário Nacional de Serviço Social e Diversidade Trans, realizado em São Paulo (SP), em 2015.
Produzido a partir do conteúdo registrado em DVDs do evento, destacando o exercício profissional, orientação sexual e identidade de gênero, o livro traz importantes debates sobre o tema, abordando a transexualidade na perspectiva dos direitos, dos serviços com qualidade, na consolidação dos direitos humanos para essa população que tem sido violentada e agredida nos seus direitos fundamentais, principalmente pelo Estado.
Baixe o livro Seminário Nacional Serviço Social e Diversidade Trans
Representantes do CRESS-ES estarão presentes na Reunião Ampliada Presencial do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social, que será realizado no dia 31 de março, no período da manhã, em Fortaleza – CE. O evento vai anteceder ao 6º Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade Social e […]
03/02/2023 as 2:44
Os funcionários do setor do registro do CRESS-ES vão participar de uma capacitação nesta quarta-feira (8/2) e os atendimentos estarão suspensos. A partir de quinta-feira (9/2), os atendimentos retomam no horário normal de 12h às 18h. Contamos com a compreensão de todas/os.
03/02/2023 as 12:01
O respeito ao nome social consiste em um importante direito fundamental para a população trans e travesti, mas ainda há muita a ser feito pela garantia e a ampliação dos direitos dessas pessoas, em especial em proteção às suas vidas. Hoje é o dia da visibilidade trans e o CRESS/ES aproveita para relembrar ao menos […]
27/01/2023 as 5:37
A Comissão Regional Eleitoral informa a inscrição da chapa única “Quem escolhe a luta não recusa a travessia” para as Eleições CFESS-CRESS – Triênio 2023-2026. A inscrição ocorreu dentro do prazo regimental. Os nomes, números de registro em ordem de cargos pode ser conferido no final da matéria. Considerando o calendário eleitoral, o prazo para […]
20/01/2023 as 5:55