(arte: Rafael Werkema/CFESS)
No início desta semana, no dia 13 de abril, o CFESS lançou dois documentos importantes para a defesa dos direitos trans. O primeiro deles é a Nota de apoio à Resolução CFM nº 2.265/2019, que “Dispõe sobre o cuidado específico à pessoa com incongruência de gênero ou transgênero e revoga a Resolução CFM nº 1.955/2010”.
Desde a publicação da Resolução, o CFM vem sofrendo diversos questionamentos, inclusive no âmbito do Congresso Nacional, sobre seu teor. Em janeiro desse ano, o CFESS já havia manifestado opinião a respeito da normativa, quando, no Dia Nacional da Visibilidade Trans (29/1), divulgou matéria em que afirmou a Resolução representava avanços, ainda que trouxesse pontos desafiadores dentro da temática.
“Desde então, O CFM vem sofrendo ataques de grupos conservadores dentro e fora do Congresso Nacional, o que exige de todos os sujeitos das diferentes categorias que participaram da comissão para o estudo da transexualidade, inclusive do Serviço Social, que se manifestem publicamente a favor da Resolução”, explica a coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos (CEDH/CFESS), Daniela Möller.
Entre os pontos relevantes da Resolução, segundo a nota, destacam-se o fato de a normativa considerar a identidade de gênero como sendo resultante do reconhecimento de cada pessoa sobre seu próprio gênero; a mudança do enfoque estritamente cirúrgico para uma perspectiva de saúde mais ampla e integral; a ampliação do público alvo ao citar transgêneros, transexuais, travestis e outras expressões identitárias relacionadas à diversidade de gênero; entre outros.
Leia a nota completa em apoio à Resolução CFM nº 2.265/2019
Outro documento importante que o CFESS lança nesta segunda é o livro do Seminário Nacional de Serviço Social e Diversidade Trans, realizado em São Paulo (SP), em 2015.
Produzido a partir do conteúdo registrado em DVDs do evento, destacando o exercício profissional, orientação sexual e identidade de gênero, o livro traz importantes debates sobre o tema, abordando a transexualidade na perspectiva dos direitos, dos serviços com qualidade, na consolidação dos direitos humanos para essa população que tem sido violentada e agredida nos seus direitos fundamentais, principalmente pelo Estado.
Baixe o livro Seminário Nacional Serviço Social e Diversidade Trans
O CRESS-ES selecionou indicações importantes de leitura, que aprofundam e enriquecem o debate sobre a necessidade da formação e do trabalho anticapacitista no Serviço Social. Os textos são de autoria do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e dialogam com a temática que será abordada na atividade “Nossa liberdade é anticapacitista: desafios da formação e […]
19/09/2024 as 3:40
A 2ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo está chegando! Por isso, a gestão “Quem escolhe a luta não recusa a travessia” (2023-2026) convoca a categoria de assistentes sociais para participarem da assembleia, a ser realizada no dia 5 de outubro (sábado), às 8h30 (primeira chamada), no Salão Rosa […]
18/09/2024 as 3:06
De 5 a 8 de setembro, o CRESS-ES participou do 51º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento acontece anualmente, com representantes do CFESS e dos Conselhos Regionais de Serviço Social, além da participação de outras entidades da área. Neste ano, o Encontro abordou o tema “O amanhã não […]
17/09/2024 as 12:28
Neste mês de agosto, o CRESS-ES INDICA a leitura da 35ª edição da Revista Oikos: “Família e Política Social”! Com reflexões críticas sobre a relação histórica entre famílias e políticas sociais na realidade brasileira, o dossiê busca contribuir para fortalecer, a partir de mediações teóricas metodológicas, os estudos e o trabalho com famílias nas políticas […]
27/08/2024 as 3:08