Em todo o mundo, segundo dados do Unicef, 160 milhões de crianças estão em situação de trabalho infantil. O que pela primeira vez, em 20 anos, significa que houve aumento no número de casos registrados no planeta. Dados que assustam, ainda mais, se considerarmos que a tendência com a pandemia e a constante exploração do capitalismo é de que esses números fiquem ainda maiores nos próximos anos.
A gestão “É preciso estar atenta e forte” reitera, de forma ainda mais contundente, a importância de ações que minimizem esse retrocesso e que reforcem a garantia e a defesa dos direitos das crianças. É essencial a ampliação e qualificação de políticas públicas que dialoguem na perspectiva da intersetorialidade, com o fortalecimento da erradicação do trabalho infantil e pela proteção ao trabalho do/a adolescente na condição de aprendiz.
Outra pesquisa, esta realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta outro dado desafiador: o número de crianças em situação de trabalho infantil no Brasil pode ser sete vezes maior em comparação aos dados oficiais do país, chegando a 5,7 milhões das crianças com idade entre 7 e 14 anos. Quase 20% da população nessa faixa etária.
A atual conjuntura reforça a importância de se cumprir com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assim como a necessidade de nos posicionarmos contrárias/os a todas as formas de exploração do trabalho. Desta forma, o CRESS/ES reafirma a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, convidando toda a categoria a cumprir com uma atuação profissional pautada na garantia desses direitos e na defesa do projeto ético-político profissional, atendendo à bandeira de erradicação do Trabalho Infantil.
Cada assistente social pode atuar diretamente em seus espaços sócio-ocupacionais, reafirmando a necessidade de não permitir a invisibilidade das crianças e de adolescentes que vivem em situação de trabalho degradante, sendo parte dessa luta e atuando na defesa e na ampliação de investimentos nas políticas sociais que priorizem os direitos desse público.
A infância não pode esperar!
Atenção, categoria! O telefone fixo do CRESS/ES vem apresentando alguns defeitos, o que está dificultando o contato junto ao Conselho. O serviço de manutenção já foi acionado e o atendimento será restabelecido em breve. Enquanto isso, orientamos a todas/os que façam contato via email: cress@cress-es.org.br.
26/09/2023 as 3:58
A Oficina Regional da ABEPSS Leste, realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, contou com a participação das conselheiras Lívia Silva de Queiroz e Rayanne Rocha Marcelino. O evento, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais (MG), envolveu as Unidades de Formação Acadêmica dos estados de Espírito Santo, […]
25/09/2023 as 8:00
No dia 26 de setembro, próxima terça-feira, a Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS/ES realiza mais uma reunião. O encontro, previsto para começar às 15 horas, será realizado em formato virtual. E a agenda da Comissão já está completa para até o final deste ano, com as próximas reuniões previstas para os dias […]
22/09/2023 as 7:30
Durante o mês de agosto, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS/ES participou de três importantes atividades: o Fórum das COFIs da Regional Sudeste, a abertura do semestre na UFES e de uma reunião técnica organizada pela Prefeitura de Cariacica. O Fórum das COFIs ocorreu no início do mês, no dia 04 de […]
18/09/2023 as 8:00