Eleição do Conjunto CFESS-CRESS será com voto pela internet | CRESS-17

Eleição do Conjunto CFESS-CRESS será com voto pela internet

08/01/2020 as 4:46

As próximas eleições do Conjunto CFESS-CRESS, previstas para acontecer em 2020, serão feitas por meio de voto pela internet. Optar pela modalidade online de votação contribui, diretamente, com a redução dos custos operacionais do processo eleitoral, além de colaborar com a democratização do acesso ao voto, mesmo não sendo obrigatório.

A mudança do Código Eleitoral do Conjunto (Resolução CFESS nº 659/2013) foi aprovada durante a Plenária deliberativa sobre o Código Eleitoral, realizada no 48º Encontro Nacional, em Belém (PA), no mês de setembro. O código precisou ser atualizado de forma a se adequar à nova modalidade de votação e, assim, permitir que a eleição ocorra da forma mais segura e transparente possível para as/os assistentes sociais, em todo o Brasil.

Importante ressaltar que o CFESS realizou estudos referentes à viabilidade da nova modalidade de votação. Houve processo de licitação e contratação de empresas, inclusive de auditoria de todo o processo, para que as próximas eleições sejam transparentes, seguras e acessíveis a todos/as que estiverem aptos/as a votar em 2020.

Com o voto online, aumenta-se a importância de informações atualizadas das/dos assistentes sociais. Para participar do processo eleitoral, a/o assistente social receberá login e senha para votação, via e-mail, que precisa estar cadastrado e atualizado na base de dados do CRESS.

A/O profissional sempre deve manter seus dados atualizados no próprio site do CRESS ou solicitar tais alterações por e-mail, ao setor de registro: registro@cress-es.org.br ou registro2@cress-es.org.br.

Entenda o que mudou nas eleições

– Os/As assistentes sociais considerados/as aptos/as para votar nas próximas eleições do Conjunto CFESS/CRESS receberão login e senha, via e-mail cadastrado na base de dados do CRESS-ES.

– As listagens com as chapas candidatas e a legislação referente ao processo eleitoral estará disponível em ambiente virtual construído especificamente para as eleições online do Conjunto CFESS/CRESS 2020.

– Cada assistente social poderá eleger a chapa de sua preferência, tanto para o CRESS/ES quanto para o CFESS.

Calendário Eleitoral

O edital de convocação geral do Processo Eleitoral para o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), para os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) e Seccionais já foi divulgado! As inscrições terminam no dia 13 de janeiro de 2020, com as eleições acontecendo nos dias 10, 11 e 12 de março de 2020.

Lembrando que para estar apto/a para votar nas eleições do Conjunto CFESS-CRESS é necessário atualizar os dados junto ao CRESS-ES (http://www.cress-es.org.br/atualizacao-cadastral/) e estar, em dia, com a anuidade de 2019.

Nossa Comissão Eleitoral no ES

A Comissão Eleitoral responsável para atuar nessas eleições do Conjunto CFESS-CRESS – 17ª região/ES foi escolhida durante a 2ª Assembleia Geral Ordinária das/dos Assistentes Sociais, realizada em outubro de 2019.

Foram escolhidas/os como titulares as/os assistentes sociais João Paulo Valdo, Aline Barreto e Michely Mezadri (foto). Será de responsabilidade dessa Comissão Eleitoral acompanhar as próximas eleições, no Espírito Santo.