Encontro preparativo para os Fóruns das Comissões Permanentes de Ética e das Comissões de Orientação e Fiscalização da Região Sudeste | CRESS-17

02/08/2022 as 3:57

Foi realizado, no dia 28 de julho de 2022, o encontro preparativo para os Fóruns das Comissões Permanentes de Ética (CPEs) e das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs) da Região Sudeste, em formato virtual. Participaram as delegações dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O encontro foi iniciado com a contribuição da Profª. Drª. Maria Angelina Camargo, do departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que fez uma análise de conjuntura a partir do tema central “Relações e condições de trabalho do assistente social na atualidade: a proletarização da profissão”.  Seguida à exposição, foram debatidas questões que acometem o exercício profissional na contemporaneidade.

A exposição da professora está disponível no canal do CRESS/ES no Youtube (https://youtu.be/6kumXWI6Ios). Na atividade, foi sugerida a leitura do artigo “Relações e condições de trabalho do assistente social na atualidade: a proletarização da profissão, disponível em:  https://www.scielo.br/j/sssoc/a/jg4F8Xsmf8m3nFhFwfW493n/?format=pdf&lang=pt.

Na segunda etapa do encontro, o Fórum das COFIs e o Fórum das CPEs se reuniram isoladamente, de forma a possibilitar a discussão das principais questões levantadas pelas delegações dos estados na atual conjuntura.

No Fórum da COFI, foi apresentada uma síntese de cada região a partir dos seguintes temas: Pejotização, terceirização, precarização, informalidade e trabalho home office.

No Fórum da CPE, cada região relatou sobre a situação dos CRESS após a retomada dos prazos processuais, da aprovação da Resolução CFESS n.º 988/2022, incluindo questões de digitalização de processos, julgamentos online, entre outros. Todos os CRESS da região indicaram sobre o cenário de represamento de inúmeros processos éticos em razão da suspensão dos prazos processuais, da dificuldade de manter as comissões de instrução estabelecidas anteriormente à pandemia e de formar novas comissões de instrução. Os CRESS SP e MG relataram alguns avanços e muitos desafios ainda colocados com a digitalização e processamento virtual dos processos éticos via sistema implanta.

As delegações da região sudeste voltam a se reunir no dia 04 de agosto de 2022, para a realização do encontro dos Fóruns das Comissões Permanentes de Ética e das Comissões de Orientação e Fiscalização da Região Sudeste, e de 05 a 07 de agosto, para o Encontro Descentralizado da Região Sudeste. Ambos os eventos serão realizados na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).