Encontro reuniu profissionais para debate sobre aborto | CRESS-17

Encontro reuniu profissionais para debate sobre aborto

21/12/2016 as 12:52

A iniciativa do CRESS-ES aconteceu na noite da última segunda-feira (19)

“Entre a legalização e a criminalização: a questão do aborto no Serviço Social”, foi este o tema da última edição do CRESS Debate, realizado na noite da última segunda-feira (19), no auditório do Conselho.

Os debates foram coordenados pela professora do Departamento de Serviço Social da Ufes e integrante do Fórum de Mulheres do Espírito Santo, Gilsa Helena Barcelos; e pela estudante de Serviço Social da UFES e pesquisadora da trajetória do conjunto CFESS/CRESS na defesa da legalização do aborto, Viviane Vaz Castro.

Apesar de existir permissão para o aborto em alguns casos no Brasil desde o Código Penal de 1940, a verdade é que o quadro de serviços para esses procedimentos é escasso e enfrenta inúmeros desafios no cotidiano.

Objeção de consciência da maior parte dos médicos, preconceitos no atendimento, exigência de apresentação de Boletim de Ocorrência, dúvida e questionamento dos relatos das vítimas de violência sexual e por aí vai.

Diante de tantos desafios, mas pensando também nas possibilidades de uma intervenção profissional crítica e comprometida com os direitos das mulheres, o CRESS Debate buscou refletir sobre “o papel das/os assistentes sociais nesses serviços?”

E mais, “como a categoria deve se posicionar ética e politicamente diante dessa realidade, considerando os princípios de nosso Código de Ética e o atual projeto profissional?”.