Escrevivências: projeto vai reunir ações e práticas antirracistas de experiências profissionais de Assistentes Sociais | CRESS-17

Escrevivências: projeto vai reunir ações e práticas antirracistas de experiências profissionais de Assistentes Sociais

15/10/2021 as 5:45

Compartilhe:

Nas próximas semanas, até o final de novembro, o CRESS-ES vai colher relatos de assistentes sociais sobre suas experiências profissionais quanto à construção de ações e práticas antirracistas que adotaram em seu ambiente de trabalho. Este é o projeto Escrevivências, ação realizada pelo Comitê Antirracista de Assistentes Sociais do Espírito Santo.

A proposta é de construir um espaço coletivo de narrativas e experiências antirracistas ou que deflagaram a reprodução do racismo durante o exercício profissional, como assistente social. A escrevivência quer justamente provocar essa fala, provocar essa escrita e provocar essa denúncia.

Por isso que o projeto se chama escrevivências, termo que tem origem na escritora Conceição Evaristo, que a partir de sua pesquisa no mestrado na PUC (1994) mesclou a palavra “escrever” e “viver”, “se ver”, que culminou com a palavra “escrevivência”. A proposta da escritora remonta e valoriza o histórico que tem por essência a fala de mulheres negras escravizadas que tinham de contar suas histórias para a casa-grande. Porém, Evaristo nos convida a fazer o inverso, ou seja, subverter essa imagem colonial e nos chamar para ler e refletir o que mulheres negras têm produzido a partir de suas escrevivências.

Dessa forma, o CRESS-ES quer reconhecer e fortalecer a importância da experiência de cada um/a, em especial nas ações desenvolvidas em âmbito profissional que contribuem no enfrentamento ao racismo. E, assim, valorizar a escrita do/da profissional sobre esse relato. É um espaço para socializar essas experiências, sendo que a identificação será opcional: não é preciso se identificar no relato.

Afinal, escre-viver, como nos propõe Evaristo, pode também ser um importante e fascinante exercício para nós assistentes sociais. Articular o cotidiano, a dinâmica da realidade que se apresenta, tendo a questão étnico-racial como uma lente de olhar a população usuária do serviço social nas diferentes políticas públicas e que pode desvelar mediações fundamentais para fortalecer a luta antirracista na profissão.

Dessa forma, o projeto escrevivências abre um espaço para colher os depoimentos durante as próximas semanas dos meses de outubro e novembro. O formulário já está disponível (clique aqui!). E nele ainda há orientações de como os relatos podem ser apresentados.

Contamos com a participação da categoria. Para mais informações, pode enviar e-mail para assessoria@cress-es.org.br.

Link para enviar os relatos >> https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeo8fF_NBqaW9uONq6Y4n30CKk00yzjWeU6LXBDtW5YJg-Muw/viewform

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região