Espírito Santo vai receber Encontro Nacional de Pesquisadores/as em Serviço Social | CRESS-17

27/11/2018 as 6:40

“Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e Serviço Social”, esse é o tema do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), que vai acontecer durante os dias 2 a 7 de dezembro, em Vitória, com programação no Centro de Convenções e na Ufes. O Encontro é organizado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, gestão “Quem é de luta, resiste” (2017-2018).

Assistentes sociais, professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes, militantes e demais interessadas/os estarão juntos/as e participando de importantes debates intelectuais e políticos, e do intercâmbio acadêmico e profissional no XVI ENPESS.Durante a abertura, neste domingo (2), no Centro de Convenções de Vitória, a partir das 16h, haverá lançamento de livros. Entre eles o título “Lei Maria da Penha e Medidas de Proteção: entre a polícia e as políticas”, da Conselheira Presidenta do CRESS-ES, Emilly Tenório.

A solenidade de abertura será às 18h30, também no Centro de convenções, e vai contar com representantes do Abepss, CFESS, CRESS, ENESSO e UFES. Entre as participantes teremos a presença da Conselheira Presidenta Pollyana Pazolini. Logo após, teremos a conferencia de abertura com o tema “Processos Antidemocráticos na América Latina, Lutas Antiimperalistas e Serviço Social”, que vai contar com a presença de Eblin Farage (UFF) e Valério Arcary (IFSP).

Outra atividade que merece destaque será no dia 6 de dezembro (quinta-feira), às 16h, no Centro de Convenções. Haverá o Painel das Resistências, com representantes das/os dos movimentos sociais.

O Encontro é um grande evento de pesquisadoras/es de Serviço Social e que contribui para a formação continuada, para a produção científica e técnica da área, para a socialização das pesquisas, das experiências profissionais, para o fortalecimento da categoria e, entre outros, para o adensamento da produção do conhecimento na área do Serviço Social e posicionamentos políticos.

Inscrições e mais informações no site: http://enpess.com.br/

I Mostra de Vídeos “Marielle Franco, presente!”

Em seu primeiro ano, a Mostra homenageará Marielle Franco, assassinada em 14 de março de 2018, na região central do Rio de Janeiro. Feminista, negra, intelectual, militante, oriunda da favela da Maré, vereadora pelo Rio de Janeiro, vinha denunciando situações de violência e opressão. Sua morte representou um ataque a todas as mulheres, especialmente, negras e militantes que lutam cotidianamente pela construção de uma sociedade mais justa e sem opressões.

A Mostra de Vídeos é um espaço que reconhece a imagem como uma área de conhecimento particular capaz de construção de sentidos e narrativas múltiplas sobre a realidade. Traduz, desse modo, reflexões que articulam pesquisa e o trabalho profissional à uma linguagem que se constitui como um campo aberto a experimentações. É um espaço que reafirma os caminhos que a profissão vem seguindo ao articular visualidades, memórias e resistência numa ótica pautada pelo compromisso com o Projeto Ético Político Profissional do Serviço Social.

Clique aqui para visualizar a lista dos filmes aprovados para a ”I Mostra de vídeos “MARIELLE FRANCO, PRESENTE!”

Fórum em defesa da formação de qualidade

Aproveitando a ocasião do encontro nacional, o Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social convoca a todos e todas para participarem da sua terceira reunião no domingo (2), às 9h, no Centro de Convenções de Vitória/ES.

Conforme acordado na última reunião do coletivo, ocorrida em 5 de setembro de 2018, em Porto Alegre/RS, a reunião terá como pauta:

1. Análise de Conjuntura: Fortalecimento da indissociabilidade entre trabalho e formação profissional
2. Aprovação do Documento Diretrizes do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho Profissional com Qualidade em Serviço Social – Item 7
3. Planejamento da campanha contra a precarização da formação profissional em Serviço Social (desmonte da universidade, precarização EaD e presencial, cursos ilegais, permanência)
4. Informes
5. Encaminhamentos: proposta de próxima reunião do Fórum, em abril de 2019 por ocasião do ENE; construção de pauta (preceptoria na graduação, estágio na pós-graduação e supervisão de estágio).

XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social

Data: 2 a 7 de dezembro
Local: Nos dias 02, 03 e 06 de Dezembro de 2018 o evento será realizado no Centro de Convenções de Vitória, R. Constante Sodré, 157 – Santa Lucia, Vitória – ES, 29055-420
Durante os dias 04, 05 e 07 de Dezembro de 2018 as atividades do XVI ENPESS acontecerão na UFES – Universidade Federal do Espírito Santo (Campus Goiabeiras), Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória – ES, 29075-910.

Confira a Programação AQUI