Estudantes da Suécia e da Noruega visitam o CRESS-ES | CRESS-17

Estudantes da Suécia e da Noruega visitam o CRESS-ES

09/03/2020 as 12:05

O CRESS-ES recebeu uma visita especial, na última quinta-feira, dia 05 de março. O conselho atendeu às estudantes de serviço social Karoline Nilsson, da Suécia, e Camilla Karlsen, da Noruega.  Elas tiveram a oportunidade de conhecer o conselho, saber mais sobre o Serviço Social no Espírito Santo, entre outras questões.

As duas são intercambistas e estão no Estado por meio de um Termo de Cooperação Mútua, técnica, científica e cultural, entre a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI) e a Faculdade Universitária ØSTFOLD, da Noruega.

O acordo, além de incluir o apoio ao estágio acadêmico de estudantes de Serviço Social da Noruega, no Estado, prevê a promoção de ações que possibilitem o conhecimento e a vivência do processo de trabalho da/do assistente social na instituição, nos espaços da assistência social, na saúde, nos Conselhos de Direitos e em diversas instâncias (local, municipal e estadual).

A solicitação pela visita foi feita pela ACACCI, via assistente social Syullan Ribeiro, que também esteve no CRESS-ES junto com as estudantes, além de tradutora Letícia.

Aprendizado

Além tirarem todas as dúvidas, a visita possibilitou a troca de informações sobre o Serviço Social nos dois países (Brasil e Noruega) – em especial sobre a principal diferença entre os dois, que seria o estado de bem estar social da Noruega. Ainda foi conversado sobre o contexto atual brasileiro de desmonte de políticas publicas e a ofensiva neoliberal e ultraconservadora, sobre as bandeiras de lutas da profissão, sobre o processo histórico e, ainda, sobre como se dá a intervenção do Conselho junto à categoria das/dos assistentes sociais, aqui no Estado.

Acesse o código de ética trilingue do CFESS.