Ética em Movimento: formação da nova turma de multiplicadores/as concluída | CRESS-17

Ética em Movimento: formação da nova turma de multiplicadores/as concluída

18/10/2019 as 10:51

Compartilhe:

Durante os dias 05 e 12 de outubro foi realizado, pelo conjunto CFESS/CRESS, mais uma formação do curso Ética em Movimento. A formação da turma de 2019 – identificada como 16+1, “De Dandara à Marielle: que a liberdade seja nossa própria substância” – ocorreu na cidade de São Paulo.

Estavam participando do “Ética em Movimento 2019” assistentes sociais indicadas/os pelos CRESS de todo o Brasil, sendo eles da gestão ou base, e representando o nosso Estado foi a assistente social Hingridy Fassarella, base da Comissão Permanente de Ética do CRESS-ES. Estavam também no curso alguns representantes do CFESS e da ABEPSS.

Durante esses dias, as/os participantes tiveram quatro módulos a cumprir. O primeiro deles falando de Ética e História, seguido pelo módulo Ética e Trabalho Profissional, depois Ética e Direitos Humanos e, por último, Ética e os Instrumentos Processuais.

“A formação foi excelente. Muito melhor do que eu esperava. Passamos por uma imersão em ética. Ao todo, foram oito dias de um trabalho intenso e com o objetivo de fazer uma reflexão sobre a ética, mas não apenas no âmbito profissional. Além de abordar a ética e o serviço social, a gente trabalhou os fundamentos da ética na história e a sua relação direta e inseparável com os direitos humanos. O curso Ética em Movimento é um suspiro de resistência em meio a desconstrução dos nossos tempos, a conjuntura o torna ainda mais fundamental”, conta a assistente social Hingridy Fassarella.

Para Fassarella, o que mais chamou a atenção, durante o curso, foi a centralidade que a ética assume no fazer profissional da/do assistente social. “Volto para o ES com ainda mais certeza da centralidade da ética e dos direitos humanos no nosso fazer profissional, da seriedade e compromisso coletivo que assumimos ao nos tornarmos assistentes sociais, dos nossos direitos e deveres. E esse movimento de se tornar assistente social é cotidiano, é compromisso que deve ser renovado a cada caso, cada questão de intervenção que surge no dia a dia, em nosso fazer profissional”, frisa Hingridy, que também apontou os debates sobre ética e direitos humanos como outro momento importante da formação.

A próxima etapa, agora, é multiplicar o curso para as/os assistentes sociais do Espírito Santo. Como explica Hingridy, “todos/as que fazem o curso assumem o compromisso de multiplicá-lo em seus Estados”. Por agora, será desenvolvido um projeto de multiplicação do curso, a ser apresentado ao CRESS-ES e ao CFESS. Após ser autorizado, o curso deverá ser aplicado, em território capixaba, durante o ano de 2020.

 

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região