Durante os dias 05 e 12 de outubro foi realizado, pelo conjunto CFESS/CRESS, mais uma formação do curso Ética em Movimento. A formação da turma de 2019 – identificada como 16+1, “De Dandara à Marielle: que a liberdade seja nossa própria substância” – ocorreu na cidade de São Paulo.
Estavam participando do “Ética em Movimento 2019” assistentes sociais indicadas/os pelos CRESS de todo o Brasil, sendo eles da gestão ou base, e representando o nosso Estado foi a assistente social Hingridy Fassarella, base da Comissão Permanente de Ética do CRESS-ES. Estavam também no curso alguns representantes do CFESS e da ABEPSS.
Durante esses dias, as/os participantes tiveram quatro módulos a cumprir. O primeiro deles falando de Ética e História, seguido pelo módulo Ética e Trabalho Profissional, depois Ética e Direitos Humanos e, por último, Ética e os Instrumentos Processuais.
“A formação foi excelente. Muito melhor do que eu esperava. Passamos por uma imersão em ética. Ao todo, foram oito dias de um trabalho intenso e com o objetivo de fazer uma reflexão sobre a ética, mas não apenas no âmbito profissional. Além de abordar a ética e o serviço social, a gente trabalhou os fundamentos da ética na história e a sua relação direta e inseparável com os direitos humanos. O curso Ética em Movimento é um suspiro de resistência em meio a desconstrução dos nossos tempos, a conjuntura o torna ainda mais fundamental”, conta a assistente social Hingridy Fassarella.
Para Fassarella, o que mais chamou a atenção, durante o curso, foi a centralidade que a ética assume no fazer profissional da/do assistente social. “Volto para o ES com ainda mais certeza da centralidade da ética e dos direitos humanos no nosso fazer profissional, da seriedade e compromisso coletivo que assumimos ao nos tornarmos assistentes sociais, dos nossos direitos e deveres. E esse movimento de se tornar assistente social é cotidiano, é compromisso que deve ser renovado a cada caso, cada questão de intervenção que surge no dia a dia, em nosso fazer profissional”, frisa Hingridy, que também apontou os debates sobre ética e direitos humanos como outro momento importante da formação.
A próxima etapa, agora, é multiplicar o curso para as/os assistentes sociais do Espírito Santo. Como explica Hingridy, “todos/as que fazem o curso assumem o compromisso de multiplicá-lo em seus Estados”. Por agora, será desenvolvido um projeto de multiplicação do curso, a ser apresentado ao CRESS-ES e ao CFESS. Após ser autorizado, o curso deverá ser aplicado, em território capixaba, durante o ano de 2020.
As inscrições para a submissão de artigos na IV Jornada FASP seguem até dia 31 de março, próxima sexta-feira. Lembrando que os trabalhos selecionados serão publicados na revista científica do evento. A inscrição para os demais participantes, que não submeterem artigos, será entre os dias 19 e 25 de junho. A IV Jornada Científica do […]
27/03/2023 as 10:26
A partir do dia 03 de abril, alguns serviços realizados pelo CRESS/ES serão atendidos exclusivamente via sistema online. Além de poder emitir as certidões de registro e de situação financeira por meio dos Serviços Online, a/o assistente social também poderá emitir os boletos e solicitar todos os serviços relacionados ao setor de registro do CRESS/ES. […]
24/03/2023 as 4:22
O Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região/ES, CRESS/ES, torna público o edital do processo seletivo simplificado 01/2023 para cadastro de reserva, com vistas à contratação temporária por um ano, podendo ser prorrogada por mais um ano, para a vaga de Assistente Administrativo. As inscrições podem ser feitas nesta semana, conforme orientações do edital, […]
21/03/2023 as 6:22
O resultado das eleições para o Conjunto CFESS-CRESS já está disponível para toda categoria, assim como a ata da Comissão Nacional Eleitoral (CNE). O prazo para a apresentação de recursos, conforme o artigo 48 do Código Eleitoral, segue até esta quarta-feira, dia 22 de março. No Espírito Santo, foram computados 538 votos na eleição para […]
21/03/2023 as 9:37