Evento contou com a presença de rerpesentantes do CFESS, da Abepss, do CRESS-17 e da Ufes
O Fórum Capixaba de Supervisores de Estágio promoveu nessa quinta-feira, 12, o debate “A centralidade do estágio na formação profissional – O que você precisa saber sobre a supervisão direta de estágio em Serviço Social”.
O evento foi mais uma atividade dentro da programação especial do mês de Maio – Mês da/do Assistente Social e aconteceu no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, em Vitória.
A mesa contou com a presença da professora do Departamento de Serviço Social e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Silvia Neves Salazar, da professora e vice presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) Leste, Maria Helena Elpídio Abreu, da conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Juliana Iglesias Melim e da conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi) do CRESS-17, Sabrina Lúcia Pinto da Silvia. A mediação ficou por conta da conselheira do CRESS-17, Elisângela Marchesi.
A professora Silvia Salazar destacou a centralidade do estágio na formação profissional no contexto de fragilidade dos espaços de formação, que visam o mecanicismo e o produtivismo.
“Nós temos que retomar a concepção de estágio dentro de uma concepção pedagógica, onde o estágio é o processo de aprendizagem do estudante dentro do processo de trabalho do assistente social”, frisou a professora.
Já a vice presidente da Abepss Leste, Maria Helena, reforçou que a centralidade do estágio na formação profissional do estudante é fundamental e que isso requer um olhar crítico.
A conselheira do CFESS Juliana Iglesias Melim ressaltou o atual cenário político brasileiro e os problemas a serem enfrentados diante das medidas que governo do presidente interino Michel Temer (PMDB) está anunciando. Ela ainda enfatizou que “o perfil do assistente social que queremos formar é uma responsabilidade de toda a categoria”.
Para a conselheira e coordenadora da Cofi do CRESS-17, Sabrina Lúcia Pinto da Silvia, o fórum é um espaço no qual a categoria e os estudantes podem expor as suas dificuldades e experiências de enfrentamento às demandas que estão postas no campo da formação profissional.
“O fórum é um momento importante para a categoria, sobretudo nessa relação que esta estabelecida entre o supervisor de campo, o supervisor acadêmico e o estudante, por considerar que esse processo de formação, de fato, precisa ser um trabalho conjunto que tem na sua centralidade uma série de desafios que precisam ser superados”, analisou a conselheira.
Após as exposições das palestrantes foi aberto um bloco para as perguntas e as colocações do público presente. Muitos expuseram dúvidas e experiências profissionais.
03/04/2025 as 2:22
INSCREVA-SE E PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO DO 16º ENCONTRO CAPIXABA DE ASSISTENTES SOCIAIS! As atividades pelo Dia de Assistentes Sociais ocorrerão em 16 de maio, sexta-feira, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, em Vitória. Podem participar assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e demais profissionais da área. As inscrições acontecem pela plataforma Sympla. […]
24/04/2025 as 7:20
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32