Fórum Capixaba de Supervisores de Estágio debate “A Centralidade do Estágio na Formação Profissional” | CRESS-17

Fórum Capixaba de Supervisores de Estágio debate “A Centralidade do Estágio na Formação Profissional”

12/05/2016 as 12:00

Compartilhe:

Evento contou com a presença de rerpesentantes do CFESS, da Abepss, do CRESS-17 e da Ufes

O Fórum Capixaba de Supervisores de Estágio promoveu nessa quinta-feira, 12, o debate “A centralidade do estágio na formação profissional – O que você precisa saber sobre a supervisão direta de estágio em Serviço Social”.

O evento foi mais uma atividade dentro da programação especial do mês de Maio – Mês da/do Assistente Social e aconteceu no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, em Vitória.

A mesa contou com a presença da professora do Departamento de Serviço Social e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Silvia Neves Salazar, da professora e vice presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) Leste, Maria Helena Elpídio Abreu, da conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Juliana Iglesias Melim e da conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi) do CRESS-17, Sabrina Lúcia Pinto da Silvia. A mediação ficou por conta da conselheira do CRESS-17, Elisângela Marchesi.

A professora Silvia Salazar destacou a centralidade do estágio na formação profissional no contexto de fragilidade dos espaços de formação, que visam o mecanicismo e o produtivismo.

“Nós temos que retomar a concepção de estágio dentro de uma concepção pedagógica, onde o estágio é o processo de aprendizagem do estudante dentro do processo de trabalho do assistente social”, frisou a professora.

Já a vice presidente da Abepss Leste, Maria Helena, reforçou que a centralidade do estágio na formação profissional do estudante é fundamental e que isso requer um olhar crítico.

A conselheira do CFESS Juliana Iglesias Melim ressaltou o atual cenário político brasileiro e os problemas a serem enfrentados diante das medidas que governo do presidente interino Michel Temer (PMDB) está anunciando. Ela ainda enfatizou que “o perfil do assistente social que queremos formar é uma responsabilidade de toda a categoria”.

Para a conselheira e coordenadora da Cofi do CRESS-17, Sabrina Lúcia Pinto da Silvia, o fórum é um espaço no qual a categoria e os estudantes podem expor as suas dificuldades e experiências de enfrentamento às demandas que estão postas no campo da formação profissional.

“O fórum é um momento importante para a categoria, sobretudo nessa relação que esta estabelecida entre o supervisor de campo, o supervisor acadêmico e o estudante, por considerar que esse processo de formação, de fato, precisa ser um trabalho conjunto que tem na sua centralidade uma série de desafios que precisam ser superados”, analisou a conselheira.

Após as exposições das palestrantes foi aberto um bloco para as perguntas e as colocações do público presente. Muitos expuseram dúvidas e experiências profissionais.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região