Fórum de Supervisores de Estágio discute exigência da declaração de cumprimento do estágio e curso da ABEPSS | CRESS-17

Fórum de Supervisores de Estágio discute exigência da declaração de cumprimento do estágio e curso da ABEPSS

29/06/2012 as 3:13

Compartilhe:

Também foram eleitas duas profissionais para representar o fórum na Comissão de Formação

No dia 22 de junho, o CRESS-17, por meio de sua Comissão de Formação Profissional, realizou a segunda edição do Fórum de Supervisores de Estágio, dentro da gestão “Resistir para Transformar”, 2011-2014. O encontro foi na Faculdade Salesiana, em Vitória.

 

A conselheira do CRESS-17 e coordenadora da Comissão de Formação Profissional, Elisângela Maria Marchesi, abriu o encontro, que contou com cerca de 30 participantes, explicando que dentro das atividades da comissão existe o fórum.

 

“É um espaço privilegiado para discutir o meio acadêmico, o exercício profissional, socializar as experiências, um espaço para divulgar experiências bem sucedidas no tocante à prática da supervisão”, destacou.

 

Ela completou explicando que o fórum é aberto a todas/os as/os profissionais que desempenham o papel de supervisoras/es de estágio, de campo ou acadêmico, bem como os representantes estudantis das escolas de Serviço Social.

 

Eleição

Um dos pontos de pauta dessa edição do fórum foi a participação dos Supervisores de Campo na Comissão de Formação Profissional. Mas antes de escolher as novas representantes, a conselheira apresentou as diretrizes e ações do fórum. Clique aqui e confira a apresentação.

 

Em seguida, Elisângela lembrou que o Fórum Estadual foi convidado e participou do 1º Encontro Nacional dos Supervisores de Estágio. Ele ocorreu dentro da Oficina Nacional da ABEPSS, em novembro de 2011, no Rio de Janeiro.

 

“Participamos da mesa no evento para socializar a nossa experiência, porque já conseguimos implantar o fórum no estado. Começamos em 2005 e nossa experiência já está consolidada, com uma gestão colegiada. Estamos à frente de alguns estados. Também levamos uma supervisora para participar, ela foi escolhida pelo fórum”, explicou.

 

Ela também informou que as reuniões da Comissão de Formação acontecem uma vez por mês, às quintas ou às sextas-feiras e são itinerantes.

 

“Realizamos um rodízio entre as componentes, tendo reuniões na Salesiana, na Ufes, na Emescam e no CRESS”, disse a coordenadora.

 

A conselheira ressaltou que foi essa comissão que organizou o III Encontro Capixaba de Assistentes Sociais, previsto para maio, mas realizado em junho, devido às chuvas. E informou também que a comissão está pensando num ciclo de palestras para o segundo semestre e que em breve haverá mais detalhes.

 

Após o repasse dessas informações, foram eleitas duas profissionais para representar o fórum na Comissão. São elas: Sara Maria de Oliveira e Stefânia Braga Monteiro.

 

Declaração de Estágio

Outro ponto de pauta importante do fórum foi sobre a exigência da declaração de cumprimento do estágio.

 

A presidente do CRESS-17, Aline Pandolfi, lembrou que essa posição foi implementada após intensa discussão nos Encontros Descentralizados e Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, em 2010. Sendo aprovada a alteração do inciso III, do artigo 28, da Resolução 588/2010 que versa sobre a inscrição nos CRESS’s. E começou a ser exigida para os formados a partir de dezembro de 2011.

 

“Foi um debate de muitas divergências. A dúvida era qual seria a utilidade, já que geraria um trabalho a mais. Essa declaração pode nos ajudar,pois compromete o supervisor de campo ao afirmar que ele é responsável pelo estágio daquele estudante em determinado período. O profissional poderá prestar esclarecimentos no caso de indícios de irregularidades”, explicou Aline.

 

Abepss Itinerante

Outro ponto do Fórum de Supervisores foi a divulgação do curso ABEPSS Itinerante, desenvolvido pela Associação, para os Supervisores de Campo.

 

O curso será ministrado por professores-referência no Serviço Social brasileiro, tendo uma carga horária de 70 horas. Ele é voltado para docentes, supervisores de campo e estudantes de mestrado/doutorado. O conteúdo será todo relativo às diretrizes curriculares, discutindo Ética Profissional, Fundamentos em Serviço Social, dentre outros.

 

A previsão é que o curso seja realizado no Espírito Santo em agosto, mas as datas exatas estão em processo de negociação com a ABEPSS. Em breve, divulgaremos mais informações a respeito.

 

Clique aqui e confira mais notícias sobre o Fórum de Supervidores.

 

Outras notícias

Confira as fotos do III Encontro Estadual de Assistentes Sociais.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região