Fórum de Supervisores de Estágio retoma as atividades com grande participação da categoria | CRESS-17

Fórum de Supervisores de Estágio retoma as atividades com grande participação da categoria

18/05/2011 as 5:22

Compartilhe:

Mais de 70 profissionais acompanharam a palestra da professora gaúcha Alzira Maria Lewgoy


Supervisores compareceram ao auditório da Faculdade Salesiana

A retomada das atividades do Fórum Estadual de Supervisores de Estágio contou com a participação de mais de 70 profissionais de todo Estado. Eles compareceram ao auditório da Faculdade Salesiana, em Vitória, no dia 16 de maio, Mês do Assistente Social, para colaborar com esta primeira e enriquecedora edição do Fórum em 2011.

O encontro foi direcionado aos supervisores de campo e acadêmico. A palestra da professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) Alzira Maria Lewgoy deu início às atividades. Ela falou sobre o tema: “A configuração atual dos campos de estágio: os desafios de garantir o processo de ensino-aprendizagem no contexto institucional”.

Alzira trouxe os exemplos gaúchos e mostrou o que considera significante quando se pensa na supervisão de estágio.

“Penso que essa tríade (estágio supervisionado, formação profissional e exercício profissional) é importante. Entendendo essas partes, vou entender o todo. E os desafios aparecem na intervenção do supervisor. Não é algo que está posto, é algo que vai sendo construído”, analisou a professora.


Alzira destaca os desafios dos campos de estágio

Para ela, a supervisão também tem um controle. “E qual é? É a qualidade”, frisou Alzira. Ela ainda considera a ampliação do EAD (Ensino a Distância) um desafio que vai exigir o posicionamento do assistente social.

“O EAD vai realmente interferir no processo de aprendizagem. Nós vamos ter que nos posicionar, será um grande desafio”, revelou a professora.

Após a palestra, os participantes enriqueceram o evento, mostrando a realidade dos supervisores aqui no Espírito Santo nas perguntas feitas à professora.

Já à tarde, foi realizada a reflexão sobre o tema: “Dormi estagiária e acordei supervisora” (autoria da Professora Necilda de Moura Santana). Alzira mediou essa atividade que foi bastante produtiva e encerrou os trabalhos.


Fórum

O Fórum Estadual de Supervisores de Estágio em Serviço Social se insere nas ações da Comissão de Formação do Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região (CRESS-17).

O Conselho, as unidades de ensino, os estudantes e a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) integram a Coordenação Colegiada do Fórum.

Vale destacar que o Fórum do Espírito Santo tem sido referência para outros estados.

Edições realizadas
Em maio de 2010, dentro das comemorações do Mês do Assistente Social, foi realizada a primeira edição do Fórum Estadual de Supervisores de Estágio Supervisionado em Serviço Social deste ano. Veja aqui.

No dia 30 de agosto aconteceu o segundo fórum de 2010. Saiba como foi.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região