Hoje é o Dia Internacional de Luta das Mulheres | CRESS-17

Hoje é o Dia Internacional de Luta das Mulheres

08/03/2022 as 12:00

Compartilhe:

00

O Dia Internacional de Luta das Mulheres, 8 de março, tem novidades em 2022. É que o Conjunto CFESS-CRESS lançou oficialmente, nesta segunda-feira (7) a Campanha de Gestão – Nós, Mulheres, Assistentes Sociais de Luta, divulgando o primeiro cartaz e o site oficial que reunirá todas as informações e materiais produzidos (www.mulheresassistentessociais.com.br).

Hoje, no Brasil, existem aproximadamente 200 mil assistentes sociais, sendo que 92% deste total é de mulheres (cis, transexuais e travestis). Por isso, a nova campanha do Conjunto CFESS-CRESS vem pra valorizar o trabalho de assistentes sociais e denunciar formas de exploração do trabalho da categoria, a partir da classe, gênero e raça, destacando a diversidade e a pluralidade das mulheres e dos movimentos feministas e de mulheres, dentre outros objetivos.

Dados de 2021, divulgados nesta semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, indicam que ocorre 1 feminicídio a cada 7 horas no Brasil, além de 1 estupro a cada 10 minutos. A situação é gravíssima e chocante e, na data de hoje, mais do que nunca, é fundamental destacar o trabalho de profissionais do Serviço Social comprometido com o combate ao machismo, ao racismo e à fome.

“Vivemos em um sistema social, político e econômico que utiliza da exploração da nossa força de trabalho e dos nossos corpos para se sustentar! São muitas explorações e violências sofridas! Por isso, hoje é dia de luta por direitos, por respeito e pela liberdade de todas as mulheres!”, destacou a conselheira do CFESS Emilly Marques em live realizada na noite desta segunda-feira (7) – clique aqui para assistir.

A transmissão, disponível nos perfis do CFESS no YouTube e no Facebook, promoveu um debate sobre a luta contra o machismo, a violência de gênero, os desafios profissionais para assistentes sociais e as formas de organização para defender os direitos das mulheres. A conversa foi conduzida pelas assistentes sociais Dácia Teles, conselheira do CFESS, e Telma Gurgel, professora aposentada da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

“Neste 8 de março, mulheres em todo o Brasil estarão nas ruas das cidades denunciando toda a violência contra a condição de vida das mulheres e lutando pelo que é de direito de cada mulher neste país. Somos de luta e assim seremos todos os dias”, afirmou Dácia Teles. A conselheira relacionou o debate à música “Povoada”, da cantora e compositora baiana Sued Nunes. Um trecho da letra traz a mensagem “Sou uma, mas não sou só”, que dialoga diretamente com o slogan da campanha de gestão, que chama para a luta coletiva: “Nós, mulheres, assistentes sociais de luta”.

A professora Telma Gurgel falou sobre a importância do feminismo e também explicou que, muitas vezes, no próprio atendimento humanizado e qualificado de cada assistente social que atua para garantir e defender seus direitos e de usuárias, a atitude feminista se mostra presente. “O feminismo é justamente isso, a transformação da mulher em uma grande potência”, enfatizou a docente.

Materiais da campanha “Nós, Mulheres, Assistentes Sociais de Luta” 

A campanha de gestão 2020-2023 também quer identificar e enfrentar o preconceito e conservadorismo dentro da própria profissão, bem como “femenagear” as assistentes sociais que participaram da construção e seguem construindo a profissão no dia a dia.

Hoje, o CFESS lança o primeiro cartaz e o primeiro vídeo da campanha, que terá ainda uma série de materiais e publicações, tudo disponível no site oficial www.mulheresassistentessociais.com.br.

Confira abaixo e compartilhe também o mais novo cartaz:

Card com fundo roxo traz mensagem de luta para o Serviço Social e, ao centro, o selo da campanha Nós, Mulheres, Assistentes Sociais de Luta.

Texto e Artes: CFESS

 

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região