II Assembleia Geral Ordinária de 2017 | CRESS-17

II Assembleia Geral Ordinária de 2017

23/10/2017 as 11:20

No último sábado, 21/10, o CRESS 17ª Região realizou no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFES, a 2ª assembleia ordinária de 2017. A primeira chamada foi às 8h30 e a segunda às 9h.

A assembleia foi conduzida pela conselheira presidenta, Pollyana Pazolini, que abriu as atividades com um vídeo produzido pela Comissão de Comunicação com um resumo das atividades realizadas nos últimos 06 (seis) meses de da Gestão “Tempos de Resistir”, que pode ser acessado AQUI.

Confira os pontos debatidos:

• Repasse do 46° Encontro Nacional do conjunto CFESS-CRESS

A Conselheira vice-presidenta Sabrina Lúcia exibiu slides com os temas de maior destaque tratados no 46º Encontros Descentralizado e Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, incluindo informações acerca da metodologia do evento, planejamento para o triênio 2017-2020, aprovação de instrumentais da Política Nacional de Fiscalização, plenária sobre a Resolução 533/2008, Lançamento do Livro “Serviço Social, Memórias e Resistência Contra a Ditadura, agenda política para 2017-2020 e seminários estaduais e nacionais do Conjunto previstos para o próximo triênio. Em seguida, a Conselheira Sabrina passou a palavra para a assistente social da base, Mayara Sales, que expôs sua percepção acerca dos Encontros Descentralizado e Nacional, ressaltando, além dos pontos já abordados pela Sabrina, a qualidade das mesas sobre a análise de conjuntura, que reafirmaram a necessidade de defesa do projeto ético político da categoria. Mayara salientou, ainda, a importância da participação da base nas comissões e demais atividades do CRESS/ES para melhor apropriação dos temas em debate e compreensão das ações do Conselho. Leia mais informações sobre o encontro nacional.

• Plano de Metas 2018

A Presidenta Pollyana, inicialmente, explicou o que é e como são elaborados o Plano de Metas e a Proposta Orçamentária dos Conselhos Regionais de Serviço Social. Em seguida, apresentou na íntegra, por meio de slides, as planilhas que compõem a Proposta Orçamentária do CRESS/ES para o próximo exercício financeiro, que continham a previsão de receitas para 2018, considerando o reajuste da anuidade inicialmente prevista pela gestão, e a previsão detalhada das despesas do Conselho, que inclui: ações das Comissões fixas e temáticas, folha de pagamento e benefícios dos empregados públicos, serviços e materiais de consumo para manutenção da sede e do auditório do CRESS/ES, custos com boletos registrados, entre outros.

Cabe destacar no Plano de Metas 2018 o fortalecimento das ações de Comunicação e de Orientação e Fiscalização, além da intensificação das ações de combate a inadimplência com base na Política Nacional de Enfrentamento à Inadimplência do conjunto CFESS/CRESS.

• Fixação do valor da anuidade

A gestão “Tempos de Resistir” ressaltou o esforço de apresentar uma proposta orçamentária coerente com o cenário  que vivemos. Ao mesmo tempo que se aumenta o número de desemprego e de precarização do trabalho, aumenta-se a necessidade de enfrentamentos, fiscalizações e lutas sociais. Demonstrou-se uma série de atividades sem custo que serão desenvolvidas, além da economia com algumas iniciativas, como os serviços postais, por exemplo.

O novo valor da anuidade para 2018 foi discutido com base na proposta orçamentária do Conselho, nos índices econômicos vigentes que impactam diretamente nos valores de compras e serviços. A conselheira Pollyana Pazolini pontua algumas questões pertinentes parâmetros para o debate da anuidade “a anuidade é condição para manter o Serviço Social como profissão regulamentada, reconhecida e respeitada socialmente. É por meio dela que realizamos nossa atividade precípua de fiscalização do exercício profissional, na perspectiva do fortalecimento do Serviço Social como profissão regulamentada. Além disso ela é um tributo, devendo sua arrecadação ser executada pelo Conjunto, e não podem abrir mão de sua responsabilidade sob o risco de sermos acusadas de negligência de gestão”.

A proposta de reajuste da gestão foi de 5,9%, menor índice de reajuste dos últimos 05 (cinco) anos. A segunda proposta foi feita por uma assistente social da base, que propôs 5% de reajuste.

Em votação, a categoria presente na assembleia aprovou a proposta apresentada pela diretoria do CRESS-17. Foram 41 votos contra 03 votos e uma abstenção. O valor da anuidade para 2018 ficou no valor de R$ 467,86. Para pagamento em cota única, há desconto de 15% (R$ 397,68), 10% (R$ 421,08) e 5% (R$ 444,47).

• Informes

Reforçou-se o calendário anual da reunião das comissões temáticas que são abertas à categoria, que pode ser acessado AQUI e os NUCRESS que ocorrerão nesse semestre.

A conselheira Josymara Duque informou a todos/as presentes que a comissão de inscrição solicita que aqueles/as que ainda não entregaram a cópia do diploma no conselho, o façam. A cópia autenticada pode ser enviada pelos Correios, ou cópia simples, com o original a ser entregue na sede.

Divulgou-se ainda as reuniões de organização do Fórum de Mulheres do Espírito Santo e do FETSUAS, convidando à categoria a acompanhar e participar.

Foi feita também a divulgação da página do facebook do FETSUAS: https://www.facebook.com/fetsuas.es/

Acessem a apresentação da assembleia AQUI.

Em breve disponibilizaremos em nosso site a proposta orçamentária 2018 e a ata da assembleia.

endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região