II Seminário de Políticas Sociais e I Encontro de Terapia Ocupacional Social e Diversidade Cultural II Seminário de Políticas Sociais e I Encontro de Terapia Ocupacional Social e Diversidade Cultural

03/12/2013 as 3:52

Dias 6 e 7 de dezembro de 2013, em Vitória e Aracruz, no Espírito Santo.

Nos dias 6 e 7 de dezembro de 2013, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) em parceria com Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo promoverá no Espírito Santo o II Seminário de Políticas Sociais e I Encontro de Terapia Ocupacional Social e Diversidade Cultural.

A programação terá início no dia 6 de dezembro, com o II Seminário de Políticas Sociais, que será realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Evento contará com discussão sobre o perfil profissional do trabalhador da Assistência Social e sobre desafios na formação de terapeutas ocupacionais para o SUAS.

Já no dia 7 de dezembro, I Encontro de Terapia Ocupacional Social e Diversidade Cultural terá como sede a Aldeia Guarani Três Palmeiras, no município de Aracruz (ES). O objetivo é proporcionar o encontro intercultural e discussões sobre Terapia Ocupacional Social e Diversidade Cultural, apresentando o trabalho do terapeuta ocupacional em diversos contextos culturais como comunidades tradicionais, população indígena, migração, entre outros. VEJA AQUI AS INSTRUÇÕES PARA O EVENTO.

>>> INSCRIÇÕES AQUI <<<

II Seminário de Políticas Sociais – Terapia Ocupacional

Dia 6 de dezembro de 2013, no Auditório CCE da UFES, em Vitória (ES)

9h – Abertura

Presenças: Conselho Regional de Fisioterapia de Terapia Ocupacional (Crefito-2); Conselho Regional de Psicologia (CRP-ES); Conselho Regional de Serviço Social (Cress-ES); Secretarias de Assistência Social dos municípios da Grande Vitória; Associação Brasileira de Terapia Ocupacional – Espírito Santo (Abrato-ES); Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

9h30 – Mesa-Redonda

“O Perfil Profissional do Trabalhador da Assistência Social: Demandas e Perspectivas para/do SUAS”.

Participação: Dra. Maria Daniela Macedo (Docente Terapia Ocupacional / Ufes); representante CRP-ES (Psicólogo); representante Cress-ES (Assistente Social); representante da Secretaria de Assistência Social de Vitória; e representante dos usuários do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

11h – Mesa-redonda

“Desafios na Formação de Terapeutas Ocupacionais para o SUAS”.

Participação: Dra. Samira Costa (Docente Terapia Ocupacional / Unifesp); e representantes: da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional (Reneto); da Associação Brasileira de Terapia Ocupacional (Abrato); e do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito)

14h – Grupos de Trabalho

G1 – “Proteção Básica”

G2 – “Média Complexidade”

G3 – “Alta Complexidade”

G4 – “Gestão e Trabalhadores”

G5 – “Diversidade Cultural, Migração e Política de Assistência Social”

Coordenadores: Dra. Denise Barros (Docente Terapia Ocupacional / USP); Dra. Samira Costa (Docente Terapia Ocupacional / Unifesp); Dra. Débora Galvani (Terapeuta Ocupacional / USP); Dra. Maria Daniela Macedo (Docente Terapia Ocupacional / Ufes); Dra. Heliana Castro Alves (Docente Terapia Ocupacional / UFTM-MG); Dr. Gustavo Monzeli (Docente Terapia Ocupacional / Ufes); Dra. Sandra Jardeny (Terapeuta Ocupacional / DF); Giovanna Bardi (Docente Terapia Ocupacional / Ufes); Dra. Julia Villela (Terapeuta Ocupacional / ES); e Geuvania Gomes (Terapeuta Ocupacional / ES).

16h – Elaboração de Documento.

17h – Encerramento.

I Encontro de Terapia Ocupacional Social e Diversidade Cultural

Dia 7 de dezembro de 2013, na Aldeia Guarani Três Palmeiras, em Aracruz (ES).

9h – Abertura

Presenças: lideranças indígenas e comunitárias; associações indígenas; projetos de pesquisa e extensão em Cultura; ONGs; e representantes da Secretaria de Cultura do Espírito Santo; da Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo; da Ufes; do Crefito-2; e da Abrato-ES.

10h – Grande roda

“Diversidade Cultural e Perspectivas para Terapia Ocupacional: Formação e Prática”

Palestrantes: Dra. Denise Barros (Docente Terapia Ocupacional / USP); Dra. Samira Costa (Docente Terapia Ocupacional / Unifesp); Dra. Débora Galvani (Terapeuta Ocupacional / USP); Dra. Maria Daniela Macedo (Docente Terapia Ocupacional / Ufes); Dra. Heliana Castro Alves (Docente Terapia Ocupacional / UFTM); Dr. Gustavo Monzeli (Docente Terapia Ocupacional / Ufes); e Dra. Sandra Jardeny (Terapeuta Ocupacional – DF).

12h – Círculos de Conversa

Grupos sobre povos ameríndios; afrodescendentes; quilombolas; comunidades tradicionais; gênero; e diversidade sexual.

13h – Almoço coletivo

14h – Atividades

Danças; apresentações de coral Guarani; congo; filmes; visita a exposição; e trilha.

15h – Encerramento / Encaminhamentos.

Fonte:  Site do Crefito 2ª Região.