Inscrições abertas para o Seminário Capixaba sobre o Trabalho da/o Assistente Social na Política de Assistência Social | CRESS-17

Inscrições abertas para o Seminário Capixaba sobre o Trabalho da/o Assistente Social na Política de Assistência Social

11/03/2019 as 4:05

Compartilhe:

Estão abertas as inscrições para o Seminário Capixaba Sobre o Trabalho da/o Assistente Social na Política de Assistência Social. O evento, realizado pelo CRESS-ES, acontecerá no dia 29 de março, no auditório Manuel Vereza, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Ufes, campus de Goiabeiras.  As inscrições, que são limitadas, podem ser feitas aqui.

O evento, que é gratuito, contará com palestras e oficinas temáticas. As inscrições para as oficinas ocorrerão no momento do credenciamento, que será a partir a partir das 8h, mediante disponibilidade de vagas. O encontro é uma deliberação da própria categoria, aprovada no 46º Encontro Nacional CFESS –CRESS, no eixo da seguridade social.  Por meio dele, objetivamos contribuir com a formação e promover debates que possibilitem qualificar o trabalho dos/das assistentes sociais na Política de Assistência Social e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Tudo isso no âmbito do Conjunto CFESS-CRESS.

Além disso, o encontro é uma excelente oportunidade para os/as assistentes discutirem questões pertinentes à nossa atuação, como o avanço do conservadorismo, condições de trabalho e processo de organização política da classe. Para aproveitarmos ao máximo a ocasião, convidamos todos os/as assistentes sociais, estudantes e profissionais do SUAS para compartilharem suas experiências e participarem dos debates com a gente.

Ofício de liberação:

Solicitamos para todos/todas assistentes sociais que baixem aqui e preencham o ofício de liberação para ser apresentado à instituição empregadora para que possam participar do Seminário Capixaba sobre o Trabalho da/o Assistente Social na Política de Assistência Social.

 Confira a programação completa:

 8 h – Credenciamento (Auditório Manoel Vereza)

8h30 – Mesa de abertura (Auditório Manoel Vereza)

9h – Mesa: Política de Assistência Social, avanço do conservadorismo e Projeto Ético Político do Serviço Social” (Auditório Manoel Vereza)

Composição da mesa: Naara Campos (Doutoranda em Política Social pela UFES, atuando principalmente nas seguintes áreas: políticas sociais e política de assistência social), Jeane Ferraz (Professora do Departamento de Serviço Social da UFES, com experiência nas seguintes áreas: Fundamentos do Serviço Social, Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Políticas Sociais, Financiamento e Controle Social) e Sabrina Moraes (Conselheira do CRESS e trabalhadora da Política de Assistência Social – Média Complexidade)

10h30 – Debate (Auditório Manoel Vereza)

12h – Almoço

14h às 17h – OFICINAS TEMÁTICAS (CCJE)

Temática EMENTAS
 

As/os assistentes sociais   nos cargos de gestão da política de assistência social

 

Discutir sobre a gestão da política de Assistência Social enquanto um espaço do exercício profissional da/o assistente social na perspectiva de uma gestão democrática e de universalização de direitos.

 

Demandas institucionais x Projeto Ético Político do Serviço Social

 

Discutir sobre demandas, requisições e as práticas das/os assistentes sociais em sua ação profissional num contexto em que a gestão do trabalho é marcada pela violência que perpassa as relações de trabalho e a operacionalização das politicas sociais.

 

Estratégias de organização política das/os assistentes sociais e participação social

Discutir sobre a importância e estratégias de organização política das/os assistentes sociais atuantes da política de assistência social e ocupação dos espaços de controle social.
 

O trabalho inter e multidisciplinar na política de Assistência Social

 

Discutir sobre os Fundamentos da profissão e desafios da atuação profissional em equipes multi e interdisciplinares.

 

Contrarreforma da Previdência e os impactos na política de Assistência Social

 

Discutir sobre a Contrarreforma da Previdência, os   impactos na política de Assistência Social e no cotidiano   profissional das/os assistentes sociais.

17h – Encerramento

 

Arte de divulgação: Rafael Werkema/CFESS

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região