Inscrições abertas para o Seminário “O trabalho Profissional do Assistente Social no Espírito Santo no contexto da Covid-19” | CRESS-17

20/05/2021 as 5:30

No próximo dia 27 de maio, dentro da programação do XII Encontro Capixaba de Assistentes Sociais, será realizado o seminário “O Trabalho Profissional do Assistente Social no Espírito Santo no Contexto da Covid-19”. A atividade é uma proposta organizada conjuntamente com o Lótus, Grupo de Estudos dos Fundamentos da Política Social e Serviço Social, vinculado ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo (CRESS-ES), por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI).

A mesa de abertura será coordenada pela assistente social e pesquisadora do Lótus, Naara de Lima Campos, e será composta pela Prof.ª Dr.ª do Departamento de Serviço Social (UFES), Andréa Monteiro Dalton, coordenadora do Lótus; pela conselheira presidente do CRESS/ES, Sabrina Moraes Nascimento e pelo conselheiro Carlos Augusto da Silva Costa, ambos integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI).

Num segundo momento, o seminário terá a mesa principal “O trabalho Profissional do Assistente Social no ES no contexto da Covid-19: competências e atribuições profissionais”, com participação da Agente Fiscal Sislene Pereira Gomes (CRESS-ES) e da Prof.ª Dr.ª do Departamento de Serviço Social (UFES) Jeane Andréa Ferraz Silva. A mediação será da Assistente Social e pesquisadora do Lótus Roberta Rangel.

Parceria

A realização do seminário tem como objetivo analisar a realidade de trabalho dos profissionais atuantes no estado, em tempos de pandemia, e faz parte das ações em conjunto entre o Lótus e o CRESS/ES, que recentemente estabeleceram parceria por meio de projeto de extensão vinculado à UFES.

Intitulado “Os fundamentos do trabalho da/o assistente social no Estado do Espírito Santo em tempos de Pandemia”, esse projeto de extensão tem como objetivo propor pesquisas e ações voltadas para esta categoria profissional do Espírito Santo, por meio de duas frentes: analisar a realidade do trabalho profissional no estado do Espírito Santo, a partir dos dados da COFI, e identificar demandas para propor ações de formação a ser executada pelo Lótus em parceria com a COFI.

Em geral, o projeto de extensão busca contribuir com o debate dos fundamentos do Serviço Social no contexto da pandemia do novo coronavírus, visando fortalecer a profissão e os profissionais na perspectiva de busca de estratégias coletivas de formação e de investigação condizentes com a realidade dessa profissão no Espírito Santo.

De forma orgânica, com o CRESS-ES participando de todas as etapas do projeto, conjuntamente com o Lótus, este projeto ainda se propõe a envolver assistentes sociais do estado, atuantes na Seguridade Social, com propósito de atingir os 78 municípios capixabas.

As inscrições estão abertas (clique aqui) e a atividade será realizada pela plataforma virtual Google Meet, no período de 14h30 às 16h30, sendo dada prioridade de inscrição aos/às profissionais que atuam no estado do Espírito Santo.

Mais informações sobre essa parceria entre CRESS-ES e Lótus no link a seguir: http://www.cress-es.org.br/projeto-de-extensao-grupo-de-estudos-dos-fundamentos-da-politica-social-e-servico-social-lotus-e-cress-es-fecham-parceria

Mesa de Abertura: (14h30 às 15h00)

Composição:

Andrea Monteiro Dalton – Professora do Departamento de Serviço Social da UFES e coordenadora do Lótus.

Sabrina Moraes Nascimento – Conselheira Presidente do CRESS-ES.

Carlos Augusto da Silva Costa – Conselheiro do CRESS-ES / Assistente Social do TJES.

Coordenação da mesa:

Naara de Lima Campos – Assistente social, mestre e doutora em Política Social pela UFES, e pesquisadora do Lótus.

Mesa Principal: (15h00 às 16h30)

Composição:

Sislene Pereira Gomes – Assistente Social / Agente Fiscal CRESS-ES.

Jeane Andrea Ferraz Silva – Professora do Departamento de Serviço Social da UFES e pesquisasora do Lótus.

Coordenação da mesa:

Roberta Rangel – Assistente Social, mestre em políticas sociais, atualmente coordenadora da Gestão do Trabalho do SUAS, na Secretaria Municipal de Assistência Social da PMV, e pesquisadora do Lótus.

Inscrições >> https://www.sympla.com.br/seminario-o-trabalho-profissional-do-assistente-social-no-espirito-santo-no-contexto-da-covid-19__1224635

Parceria Lótus e CRESS-ES >> http://www.cress-es.org.br/projeto-de-extensao-grupo-de-estudos-dos-fundamentos-da-politica-social-e-servico-social-lotus-e-cress-es-fecham-parceria