Documento pode ser respondido até 31 de julho. Dados serão utilizados para fortalecer o debate sobre as condições e relações de trabalho, bem como para subsidiar projetos da atual gestão do CRESS-17
O CRESS-17, por meio de sua comissão temática Observatório do Trabalho, lançou no dia 1º de Maio – Dia do/a Trabalhador/a, o “Mapeamento dos espaços sócio-ocupacionais das/os assistentes sociais no ES”.
Trata-se de um questionário online para promover um levantamento de informações relativas aos vínculos de trabalho das/os profissionais registradas/os no Conselho.
“Considerando o processo de intensificação das transformações no mundo do trabalho e suas repercussões no exercício profissional da/o assistente social, estimamos atualizar as informações relacionadas aos espaços sociocupacionais ocupados, com vistas a fortalecer o debate, no âmbito do Observatório do Trabalho, sobre as condições e relações de trabalho vivenciadas pelas/os profissionais capixabas”, explicou a conselheira e coordenadora do Observatório do Trabalho, Josicleia Zanelato.
O questionário pode ser respondido pelas/os assistentes sociais devidamente inscritas/os no CRESS-17 que estejam inseridas/os no mercado de trabalho. Clique aqui e responda. A sua participação é importante!
O instrumento ficará disponível no site do Conselho até o dia 31 de julho. A partir dessa data, o Observatório do Trabalho compilará os dados para fortalecer o debate sobre as condições e relações de trabalho vivenciadas pelas/os profissionais capixabas, bem como para subsidiar posteriores projetos da gestão “Resistir para Transformar”, do CRESS-17.
Maio
Na ocasião do lançamento, no dia 1º de maio – Dia da/o Trabalhadora/or, Josicleia destacou que diante dos objetivos do mapeamento não haveria data melhor para se lançar o questionário. “As transformações no mundo do trabalho impactam diretamente as/os trabalhadoras/es. Nessa data, sindicatos e outras entidades comemoram a luta da classe trabalhadora e fomentam a reflexão em torno dessas transformações, seus impactos e os desafios que elas trazem”, avaliou.
A conselheira ainda ressaltou a relação do projeto com a campanha deste ano do Conjunto CFESS/CRESS para a comemoração do 15 de maio – Dia da/o Assistente Social: “Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho”.
“Na maioria dos casos, as transformações no mundo do trabalho são para aumentar a exploração das/os trabalhadoras/es, como terceirizações, flexibilizações, diminuição de direitos, falta de profissionais. A campanha do maio deste ano denuncia isso. E com o mapeamento queremos ver como está a situação no Estado”, apontou a coordenadora do Observatório do Trabalho.
Participação
Para que os objetivos desse mapeamento sejam alcançados é fundamental a participação/colaboração das/os assistentes sociais atuantes no mercado de trabalho capixaba.
“Contamos com a participação das/os assistentes sociais para que a sistematização das informações correspondentes seja a mais fidedigna possível”, convocou Josicleia.
Para responder o questionário clique aqui.
32 anos do Código de Ética do Serviço Social! São 32 anos desde que a categoria profissional se entendeu como trabalhadora, logo pertencendo à classe trabalhadora e compondo ativamente os espaços de luta e resistência. 13 de março é dia de celebração, porque tivemos que ultrapassar muitas barreiras para manter o Projeto Profissional vivo e […]
13/03/2025 as 11:07
O CFESS e o CRESS-PE realizarão, nos dias 4 e 5 de abril de 2025, a primeira edição do ‘Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista’, que ocorrerá no Centro de Eventos Recife da Faculdade Pernambucana de Saúde, em Recife (PE). As inscrições para o evento serão abertas na segunda-feira (24/2) e poderão ser […]
26/02/2025 as 9:09
Atenção, categoria! O Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo comunica o retorno da plataforma de Serviços Online, bem como o funcionamento da sede, em Vitória, das 12 às 18 horas. No dia 7 de fevereiro o CRESS-ES iniciou o processo de migração para um novo sistema de armazenamento de dados. Essa é uma […]
13/02/2025 as 2:24
Não fique em débito, assistente social! Caso tenha deixado de quitar alguma anuidade, procure pelo CRESS-ES o mais rápido possível e regularize a sua situação. Débitos de anos anteriores com o Conselho poderão ser inscritos em dívida ativa e/ou ter essa dívida encaminhada ao cartório de protesto de título. Reforçamos que essa decisão é uma […]
05/02/2025 as 6:02