Jornada do FASP debate importantes eixos de atuação profissional | CRESS-17

Jornada do FASP debate importantes eixos de atuação profissional

24/08/2017 as 1:51

Começou hoje (24/08) e segue até amanhã a 2ª Jornada Científica do Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário do Espírito Santo (FASP). Realizado no auditório Manoel Vereza, na UFES, o evento debate a atual realidade e a atuação das/os profissional de Serviço Social e Psicologia em diversos eixos: Gestão do Trabalho; Família; Sistema Penal; Criança e Adolescente; e Gênero, Geração e Etnia. O CRESS-ES é um dos apoiadores do encontro, e a conselheira Emilly Marques Tenorio participou da mesa de abertura.

“Vivemos muitos desafios na atual conjuntura, e conseguir realizar um evento desse porte é uma grande conquista. Ferreira Gullar tem uma frase que diz que ‘Caminhos não há, mas os pés na grama os inventarão’. Precisamos, portanto, de ousadia, resiliência, criatividade coletiva na promoção de espaços como esse”, disse Emilly.

Ela lembrou que o CRESS e o FASP são historicamente parceiros nas construções coletivas e que há colegas assistentes sociais que compõem comissões temáticas, como a de Ética e Direitos Humanos e a de Comunicação, ou que já passaram pelo Conselho.

O tom do posicionamento do CRESS foi de estimular o fortalecimento de iniciativas como esta na área sociojurídica. “Temos um aviltamento dos direitos da nossa população atendida, o aprofundamento da precarização do trabalho e o desestímulo em tecermos práticas criativas, reflexivas, que não reproduzam apenas o que a instituição e o Estado penal nos demanda”, afirmou.

Emilly também ressaltou o ciclo de planejamento do triênio do conjunto CFESS-CRESS, que se inicia agora em 2017, e cujas pautas regionais serão levadas para o Encontro Nacional, em setembro, em Brasília. Dentre os temas a serem debatidos e aprofundados, estão: precarização do trabalho profissional na área sociojurídica; orientação da atuação do/a profissional de Serviço Social como assistente técnico em ações judiciais e os impactos frente à violação do sigilo e autonomia profissional; e propostas de realização do 3º Seminário Nacional Sociojurídico e do 2º Seminário Nacional de Direitos Humanos.

Confira a programação completa do evento CLICANDO AQUI.