MEMÓRIA E RESISTÊNCIA PARA CELEBRAR O 25 DE JULHO | CRESS-17

MEMÓRIA E RESISTÊNCIA PARA CELEBRAR O 25 DE JULHO

19/10/2017 as 2:09

Compartilhe:

Dentro de seu horizonte de alcançar uma nova sociedade e enfrentar todo tipo de violências e preconceitos, o CRESS-ES afirma a importância da comemoração do 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha e também Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. As duas celebrações servem para reflexão e reafirmação da identidade, história, cultura e sobre a realidade da mulher negra no Brasil, na América Latina e no Caribe.

O Dia Internacional foi criado em 25 de julho de 1992 no 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado na República Dominicana, e foi um verdadeiro marco nas lutas pela resistência da mulher negra. Já a data nacional foi inspirada nessa celebração internacional e foi instituída no Brasil por meio da Lei nº 12.987/2014, que entrou em vigor no dia 2 de junho daquele ano. Tereza de Benguela foi escolhida para ser o símbolo desta luta porque é uma importante figura da resistência à opressão que acabou ficando escondida na nossa história.

Conhecida como “Rainha Tereza”, ela viveu no século XVIII no Vale do Guaporé, no Estado do Mato Grosso. Contam os registros que, após seu companheiro, José Piolho, ser morto por soldados, ela assumiu a liderança do Quilombo de Quariterê, que teria abrigado mais de 110 pessoas – cerca de 80 afro-brasileiros/as e 30 índios/as. O local, conta-se, era governado por meio de um parlamento, tinha plantações de algodão, milho, mandioca, banana e feijão e resistiu da década de 1730 ao final daquele século. Tereza de Benguela morreu após ser capturada por soldados em 1770, seu corpo foi decapitado e sua cabeça ficou exposta em um poste no centro do quilombo, que só viria a ser totalmente extinto próximo de 1795.

Como forma de apoiar essa luta e estimular o respeito à herança africana no Brasil, relembramos essa história ao dizer que “nossos passos vêm de  longe…”

E também aproveitamos para divulgar à categoria que o CFESS lançou, em 2016, o caderno 3 da série “Assistente Social no Combate ao Preconceito”, cujo tema é “Racismo”, e que pode ser baixado aqui: https://goo.gl/dY2d8D

Fontes: https://goo.gl/cLqLeU e https://goo.gl/5SHxqM

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região