Na luta antirracista e pelo orgulho de ser preta! | CRESS-17

Na luta antirracista e pelo orgulho de ser preta!

25/07/2023 as 9:00

Compartilhe:

A luta é diária e incansável. Porque ser mulher preta, no Brasil, é não conseguir ter um dia sequer de descanso ao racismo estrutural que atropela, violenta e mata todos os dias.

As mulheres negras são as principais vítimas do feminicídio, sendo 67% dos casos notificados, segundo levantamento do Instituto Igarapé. Com a maioria das mulheres assassinadas com idade entre 15 e 29 anos (41%) ou entre 30 e 44 anos (33%). E metade delas vítimas de armas de fogo.

Sabemos que essas mulheres são mais que números e estatísticas. Esses dados reforçam as razões pelas quais nossa categoria incorpora a luta antirracista no trabalho profissional. Afinal, o combate ao preconceito é princípio do Código de Ética do/a Assistente Social. E as/os profissionais do Serviço Social, além de terem uma maioria de mulheres negras, também atendem essa parcela da população.

Por isso que nós, Assistentes Sociais, trabalhamos cotidianamente na defesa e na garantia de direitos da população, reconhecendo a importância de uma luta antirracista, que busca por liberdade e igualdade.

O convite da gestão “Quem escolhe a luta, não recusa a travessia” para toda categoria é por reconhecermos a importância do dia 25 de julho, quando celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, e que marcam este mês como “Julho das Pretas”, dando visibilidade e fortalecendo as ações coletivas antirracistas, antipatriarcais e anticapitalistas das mulheres negras em todas as esferas da sociedade.

Sigamos na luta!

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região