A entidade manifesta seu apoio à greve das instituições de ensino federais
A ABEPSS manifesta seu apoio à greve das instituições de ensino federais, que já somam mais de 45 unidades com greve deflagrada, e reconhece sua legitimidade por entender que a atual política de educação no país revela um alto nível de precarização do trabalho docente, que impacta severamente a qualidade do ensino e da produção de conhecimento que responda às necessidades sociais.
As seções sindicais pelo país afora e adentro, denunciam as precárias condições de trabalho, agravadas pelo REUNI, que amplia o acesso dos estudantes ao nível superior em cursos sem professores e técnicos suficientes, sem prédios apropriados, sem laboratórios.
Agregada às deficiências estruturais, a carreira docente proposta pelo governo expressa um projeto de universidade daninho à produção do conhecimento crítico, empurrando os docentes para a lógica produtivista na graduação e na pós-graduação, desvinculando a universidade de sua função social.
A proposta do governo para a progressão funcional é absolutamente desestimulante impondo aos docentes uma lógica de competição individual rumo a um afunilamento para ascender e se aposentar como professor associado ou titular (neste caso tendo que se submeter a outro concurso para vagas escassas).
Se considerarmos a vigência do teto mínimo para aposentadoria do servidor no valor de cerca de R$ 3.900,00, se revela a face perversa do governo, pois ao se aposentar após o árduo percurso da progressão funcional, o docente não receberá a totalidade do seu vencimento, sugerindo que o servidor apele inevitavelmente para a previdência privada complementar, privilegiando mais uma vez o mercado financeiro. Tal cenário torna inviável o projeto de uma universidade pública, laica, gratuita e socialmente referenciada. Diante disso, o ANDES-SN defende uma carreira unica não só para os docentes do ensino superior como também para os docentes do ensino basico, tecnico e tecnológico das instituições federais de ensino.
O movimento de greve, nessa conjuntura nacional e internacional de privilegiamento do mercado financeiro em detrimento dos necessários investimentos nas políticas sociais, acena para a necessidade de ruptura com esse projeto convocando todos os segmentos das instituições federais de ensino a abdicarem dos lamentos individuais e se lançarem nessa luta coletiva, pressionando o atual governo, adensando a luta dos servidores públicos federais, na defesa da política pública de qualidade para a população brasileira.
Nesse sentido, a ABEPSS orienta que as unidades acadêmicas de Serviço Social, com a militância de seus docentes, técnicos-administrativos, supervisores de campo e discentes, se somem a essa luta.
Busquem informações nas respectivas seções sindicais, no sitio eletrônico do ANDES-SN, na rede social do Comando Nacional de Greve, clique aqui. Além dos sitios oficiais do movimento sindical, há renomados professores/pesquisadores analisando a greve na atual conjuntura nacional e internacional. O texto do prof. Dr. Marcelo Badaró da UFF pode ser acessado, clique aqui e do Prof. Dr. Roberto Leher, clique aqui.
Fonte: ABEPSS
Iniciando 2025, em janeiro o CRESS-ES INDICA o curso “Letramento racial para trabalhadores do SUS”. O curso aborda como o racismo em nossa sociedade também é produzido e reproduzido dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante as aulas, discutem-se a estrutura, o funcionamento e as expressões do racismo, além de abordar práticas antirracistas como […]
03/01/2025 as 4:21
Os boletos da anuidade de 2025, para cota única, foram encaminhados à categoria por e-mail. SAIBA COMO PARCELAR! O Conselho apresenta um passo a passo de como solicitar o parcelamento da sua anuidade. Efetuar o pagamento até a data limite é crucial para evitar a aplicação de juros e multa. 1. Acesse a plataforma de Serviços […]
19/12/2024 as 11:05
Se você não está exercendo a profissão, faça o cancelamento do seu registro profissional! Ao realizar a solicitação até o dia 30 de dezembro de 2024, será possível evitar a cobrança da anuidade de 2025. O cancelamento é feito pela plataforma de serviços online, disponível no site do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito […]
16/12/2024 as 2:27
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS Espírito Santo divulga o Parecer Técnico nº 028/2024, que está disponível na íntegra pelo site do Conselho. O documento trata da consulta realizada pelo Grupo de Trabalho de Assistentes Sociais da Atenção Primária à Saúde de Vila Velha (APS) à COFI do CRESS-ES, acerca de requisições […]
09/12/2024 as 6:40