O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-ES) vem a público manifestar solidariedade e apoio aos trabalhadores e às trabalhadoras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que, desde o dia 23 de março, estão construindo uma greve nacional, que tem como pauta de reivindicação: melhores condições de trabalho, investimento na infraestrutura, redução de metas de trabalho abusivas e realização de concurso público para ampliação da capacidade de análise de processos e atendimento da população, que hoje, além de enfrentar longo período de espera, não tem conseguido atendimento presencial. O que também tem impactado seriamente o trabalho de assistentes sociais no INSS.
A greve é um direito e fica evidente que servidores/as têm buscado dialogar com a sociedade e, principalmente, tentando abrir um diálogo com o governo, no sentido de propor respostas que, de fato, atendam às reivindicações e garantam melhores condições de trabalho e de atendimento à população, inclusive com a retomada de serviços que estão suspensos, como os de atendimento e socialização de informações, realizados pelo serviço social da instituição.
O CRESS-ES se solidariza com toda categoria de previdenciários/as e se soma pela exigência de abertura de mesa de negociação da pauta de greve, sem represálias ou repressões, a exemplo do corte de salários, ou quaisquer medidas autoritárias ou violentas.
O CRESS-ES manifesta apoio à mobilização das/dos servidoras/es do Espírito Santo, que ocorrerá no dia 04 de maio, a partir das 7h00, em frente à Agência do INSS de Vitória, na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes.
Na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, o atendimento do CRESS-ES estará com período reduzido, funcionando das 12h às 14h. As/Os trabalhadoras/es do CRESS-ES farão uma reunião, neste dia, das 14h às 18h. Nos demais dias da semana (de terça à sexta), o atendimento presencial será realizado das 12h às 18h. Lembrando que os contatos […]
27/05/2022 as 2:51
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) deliberou por manifestar-se quanto ao cumprimento da supervisão direta de estágio direcionada de maneira impositiva por gestores, sobretudo na política de assistência social. “Temos recebido queixas por parte da categoria sobre essa questão e é algo que traz muita apreensão para profissionais que já estão sobrecarregados ou mesmo […]
26/05/2022 as 7:00
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) publicou, recentemente, a Resolução CFESS nº 992, de 22 de março de 2022, que estabelece normas vedando atos e condutas discriminatórias e/ou preconceituosas contra pessoas com deficiência no exercício profissional da/o Assistente Social. Tal conduta é válida tanto na relação com as/os usuários quanto com outras/os assistentes sociais […]
24/05/2022 as 7:00
O CRESS-ES comunica a toda categoria que não haverá expediente na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, sendo decretado ponto facultativo pelo Governo do Espírito Santo. Os atendimentos serão retomados na terça, dia 24 de maio. Agradecemos a compreensão de todas/os!
20/05/2022 as 11:00