A Gestão “É preciso estar atenta e forte (2020-2023), do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo (CRESS 17ª Região / ES), manifesta, por meio desta nota, total repúdio às declarações em um vídeo gravado por um policial militar em abordagem a pessoas em situação de rua, no município de Vila Velha – ES. No vídeo, o referido policial convoca a profissão do Serviço Social de forma equivocada e sustentada na espetacularização da pobreza, constrangendo e expondo os indivíduos envolvidos na abordagem.
Enquanto profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho, com conhecimento técnico e com perspectiva critica sobre a realidade, afirmamos que ações como essas vão à contramão dos nossos posicionamentos no que se refere o debate sobre saúde mental, o debate sobre a política sobre drogas e da liberdade como direito humano fundamental.
Enquanto profissão somos convocados/as a compreender o tempo presente e os determinantes históricos e sociais acerca da questão sobre o uso de drogas, recusando-se aos apelos moralistas, proibicionistas e de culpabilização dos/das usuários/as, e de ações repressoras e violentas contra as populações pauperizadas.
Nos posicionamos fundamentados na ciência, por meio de uma ampla literatura acadêmico-científica, e também nos fundamentamos, pelos posicionamentos da categoria profissional, como o “CFESS Manifesta” de junho de 2012 e diversos itens do Caderno Bandeira de Luta, além de deliberações dos Encontros Nacionais do Conjunto CFESS/CRESS.
A nossa compreensão crítica é que cabe ao Estado intervir sobre o uso nocivo de drogas por meio de políticas públicas de assistência social, saúde, educação, habitação, dentre outras, com qualidade e garantida a todas e todos. Entretanto, não é isso que vemos no exemplo do vídeo, situação em que se apresenta é o retorno aprimorado da violência policial e da coerção por meio do discurso, da “limpeza e higienização” como conceito de abordagem social e do aprofundamento da negligência governamental às políticas mencionadas.
Não vamos permitir que a imagem da profissão seja associada à espetacularização da pobreza, numa prática de exposição vazia da vida de indivíduos que seguem invisíveis ao investimento público em direitos sociais.
Além disso, as ações colaboram com a legitimação conservadora da cultura manicomial no cotidiano, atrasando mais ainda o necessário debate público e sério sobre o uso de drogas, apartado dos interesses de setores industriais de medicamentos, de religiosos e do mercado de drogas, além dos conhecidos anseios neoliberais dos governos.
Posicionamo-nos contra a atual política de drogas e assumimos os princípios da Luta Antimanicomial, da Reforma Psiquiátrica e da estratégia da Redução de Danos no acolhimento.
No mês de maio, os sistemas informatizados dos Conselhos Regionais e Federal ficaram inoperantes, afetando o atendimento à categoria em quase todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo. Após intensos esforços do CFESS, os sistemas estão retornando ao funcionamento de forma gradual. No entanto, informamos que os Serviços Online do CRESS-ES AINDA ESTÃO SUSPENSOS. Dessa forma, […]
03/06/2025 as 1:21
Informamos que o CRESS-ES está com instabilidades em suas linhas telefônicas. Dessa forma, o atendimento pelo telefone fixo está suspenso. Profissionais podem contatar o Conselho comparecendo presencialmente à sede, em Vitória, ou por e-mail. E-mails do CRESS-ES Demandas gerais para o Conselho – cress@cress-es.org.br. Boletos, Negociação e assuntos correlatos – cobranca@cress-es.org.br. Registro, Cancelamento, Reinscrição e assuntos correlatos – registro@cress-es.org.br. Orientação […]
03/04/2025 as 2:22
MÊS DE ASSISTENTES SOCIAIS! Nesta semana, o CRESS-ES participou de duas sessões solenes realizadas em homenagem à categoria. No dia 26, a atividade aconteceu na Prefeitura de Vitória, no Auditório Zemar Moreira Lima. O proponente da sessão foi o vereador Professor Jocelino. Já no dia 29, o Conselho esteve na Assembleia Legislativa, cuja sessão teve […]
31/05/2025 as 9:17
Recentemente, a retirada das famílias da “Ocupação Vila Esperança”, localizada no bairro Jabaeté, no município de Vila Velha/ES, foi amplamente divulgada. A ocupação em questão surgiu em 2016 como resposta à falta de moradia digna na região. Ao longo desses anos, o que antes era uma região abandonada se transformou em um espaço produtivo, rico, […]
30/05/2025 as 6:05
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) informa que, a partir desta terça-feira (27 de maio), após intensos e coordenados esforços para solucionar a indisponibilidade dos sistemas informatizados que afetou o funcionamento de alguns Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), os serviços que estavam suspensos serão retomados gradualmente. As equipes do CFESS e dos CRESS, […]
27/05/2025 as 4:37