Novo sistema do CRESS-ES oferece serviços online à categoria | CRESS-17

Novo sistema do CRESS-ES oferece serviços online à categoria

23/08/2021 as 10:11

A gestão “É preciso estar atenta e forte” atendeu a uma demanda da categoria e atualizou o sistema operacional de serviços oferecidos pelo Conselho para os/as assistentes sociais do Espírito Santo. Já estão disponíveis, por exemplo, o acesso à consulta de dados cadastrais, com permissão para atualização de e-mail, telefone e endereço. E a previsão é de que outras ações sejam ofertadas para os/as profissionais até o final do ano.

Essa mudança foi permitida após o CRESS-ES, junto à empresa Implanta, garantir a transição do sistema Desktop para um sistema .Net. “Essa mudança oferece uma série de melhorias de acesso, tanto para a categoria quanto para os/as trabalhadores/as do conselho, já que alguns serviços realizados pelo CRESS-ES poderão ser feitos totalmente online, sem o/a assistente social precisar entrar em contato conosco por e-mail ou telefone”, explica o coordenador técnico Gustavo Henrique dos Santos Correia.

Inicialmente, o acesso aos dados cadastrais já dará permissão para que o/a assistente social possa alterar seu e-mail, telefone e endereço. “Demais dados pessoais, como documentação, não poderão ser alterados pelo próprio profissional. Qualquer alteração documental precisa ser feita pelo setor de registro, com o documento sendo encaminhado a esse setor para que faça as alterações. Isso para oferecer maior segurança para o sistema e, também, para os dados do profissional”, alerta Correia.

Mas antes de conseguir fazer as alterações, o/a profissional vai precisar criar um login e senha de primeiro acesso ao serviço da Implanta. E não é complicado. Após acessar o site, basta inserir o CPF que, em seguida, o/a assistente social será orientado a criar uma senha. Antes de criá-la, vão perguntar alguns dados pessoais, como nome da mãe, data de nascimento e RG (identidade). Depois, vai receber um e-mail, enviado para o que está cadastrado na base de dados do CRESS-ES. Esse e-mail vai pedir a confirmação de criação de login e senha. A partir daí, os serviços estarão liberados.

Gradativamente, mais opções serão liberadas para a categoria. Mas, antes, cada um desses serviços será testado, de forma interna, por conselheiros e conselheiras do CRESS-ES. Tudo isso para garantir funcionalidade e segurança.

Serviços Disponíveis

O primeiro serviço, como dito acima, será o de acesso para alteração de dados cadastrais, especificamente de e-mail, telefone e endereço. Em seguida, estará disponível o acesso para consulta financeira, junto ao Conselho. Pelo mesmo site, a categoria vai conseguir informações sobre débito e quitação de anuidade, e da situação dos boletos.

“Dessa forma, o/a próprio/a profissional vai conseguir acessas essas informações para consultar sua vida financeira junto ao conselho, como conferir a anuidade e a situação de pagamento. O que já vai ajudar no atendimento do setor de cobrança para outras demandas”, afirma Flávia Lima, coordenadora Financeira.

Serviços futuros

Em um segundo momento, com os mesmos login e senha criados, cada profissional também terá a oportunidade de emitir certidões do CRESS-ES, tanto a de regularização de registro, quanto a de quitação de débito (certidão negativa emitida pelo conselho). “O próprio profissional vai poder fazer isso, direto no site, não precisando fazer a demanda por e-mail ou telefone”, diz Ingrid Santos, coordenadora Administrativa.

Para conseguir a liberação de registro, por exemplo, o/a profissional não vai mais precisar enviar todos os documentos de inscrição ao CRESS-ES por e-mail. “Com o novo sistema, depois de criar login e senha, ele acessa a parte de solicitação de registro e anexa todos os documentos necessários para conseguir o registro de inscrição junto ao conselho”, detalha Santos.

Outra novidade, que também deve ser oferecida nos próximos meses, é a possibilidade de emitir novo boleto para o pagamento da anuidade. Este serviço está previsto para ser liberado em uma terceira etapa, após os demais. “Precisamos realizar essas mudanças aos poucos, para não impactar o sistema e, também, para que possamos nos adaptar com mais eficiência, evitando o mínimo de desgastes para todos/as”, conclui Correia.

Treinamento

Para conseguir atualizar o sistema online e facilitar o acesso de serviços para a categoria, o CRESS-ES realizou um treinamento, durante os dias 07 e 11 de junho, com toda a equipe. O curso, coordenado pela Implanta, contou com 40 horas de formação, com atividades online e presenciais.

“Agora, temos um novo formato de contato da categoria com o CRESS-ES, que é mais rápido e interativo. O que certamente vai gerar melhorias tanto internamente quanto para o/a profissional, tendo menos burocracias para conseguir alguns serviços junto ao conselho”, defende o coordenador técnico.

Acesse o novo Sistema Online do CRESS-ES

Passo a passo para criar senha e login

1. Acesse o link para os Serviços Online do CRESS-ES

2. No site, insira seu CPF para cadastrar

3. Para confirmação, o sistema te fará algumas perguntas, como:

– Nome da mãe

– Data de nascimento

– E número do RG (identidade)

4. Em seguida, crise sua senha.

5. Após essa etapa, você vai receber um e-mail, enviado para o que já está cadastrado junto ao CRESS-ES.

6. Esse e-mail vai pedir a confirmação de criação de login e senha. Após confirmar, o acesso para os Serviços Online estará liberado.