NUCRESS Norte e Sul debatem tendências atuais e desafios contemporâneos | CRESS-17

NUCRESS Norte e Sul debatem tendências atuais e desafios contemporâneos

31/05/2016 as 3:00

Atividades reuniram profissionais e estudantes em Cachoeiro de Itapemirim e em Colatina

A intensa programação realizada pelo CRESS-17 em maio, para comemorar o Dia do Assistente Social (15 de maio), foi sucesso na Grande Vitória e também no interior do Estado, com as duas edições do NUCRESS.

Os núcleos trabalharam com o tema “80 anos de Serviço Social no Brasil: tendências atuais e desafios contemporâneos”.

“A interiorização das ações do CRESS-17 é uma das metas da atual gestão do Conselho, na perspectiva de reforçamos esses espaços como mobilizadores da categoria”, afirmou a gestão “Não vou me adaptar”.

Sul do Estado

A palestrante do NUCRESS Sul, realizado no dia 19 de maio, no auditório do Ministério Público Estadual de Cachoeiro de Itapemirim, foi a professora da Ufes Ana Targina Rodrigues Ferraz.

O núcleo contou com mais de 60 pessoas, entre profissionais e estudantes de várias cidades do sul do Estado. Para a conselheira do CRESS-17 Ana Paula Brito Mozer o evento foi um momento de troca de experiências e reflexões sobre o fazer profissional.

“A adesão de um expressivo número de profissionais reforça a importância de interiorização das atividades do Conjunto CFESS/CRESS como forma de aproximação da categoria”, avaliou.

Segundo Ana, para este ano ainda estão previstos mais dois encontros, além de mais uma edição do curso Ética em Movimento.

Outro ponto que merece destaque nessa edição do NUCRESS Sul foi a participação pela primeira vez de uma representante da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), Jannayna Ayres Silva.

Para ela, a participação da ENESSO foi de ‘extrema importância’, principalmente porque havia uma ‘quantidade muito significativa de estudantes’ no evento.

“O contato da ENESSO com estudantes do interior do Espírito Santo ainda é um pouco frágil pela dificuldade de locomoção, mas principalmente porque esses alunos do interior são, em sua maioria, estudantes do EAD e, por não ter espaço físico, o contato direto com esses estudantes fica mais dificultado ainda. E a ida de uma das coordenadoras regionais a esse evento foi uma oportunidade muito boa para dar início a esse contato que já era um plano nosso. A articulação com o CRESS é fundamental e espero ainda podermos participar de outros momentos como esse”, expôs Jannayna.

NUCRESS Norte

No dia 20 de maio foi a vez do norte do Estado receber mais uma edição do NUCRESS. A atividade foi realizada no auditório da Apae de Colatina e contou com a participação do representante discente de pós-graduação da ABEPSS, Rochester Lima, e teve como palestrante a assistente social e ex-vice-presidente do CRESS, Nildete Turra.

Em sua exposição, Nildete fez uma análise em torno dos elementos e aspectos que caracterizam a história e a construção da profissão de Serviço Social, com destaque para a formação profissional e a importância das diretrizes curriculares.

Ela ressaltou que as expressões da questão social tornam-se ainda mais evidentes e latentes na conjuntura atual e alertou sobre a necessidade de fortalecer os espaços representativos da categoria profissional. “É preciso avançar nas mobilizações e articulações da luta geral dos trabalhadores, na expectativa de que o atendimento às demandas apresentadas pela população usuária seja, de fato, assegurado”, apontou.

A partir da exposição de Nildete, foi construído um espaço de diálogo e a categoria teve a oportunidade de manifestar opiniões, apontar alguns questionamentos e fazer uma avaliação geral das situações e dos desafios enfrentados no cotidiano do exercício profissional.

O conselheiro do CRESS-17 Vitor Carlos Gomes de Souza fez intervenções no sentido de reafirmar a importância e a necessidade urgente se identificar estratégias de unificação das forças progressistas para que haja condições de se fazer o enfrentamento a atual fase do capital e para que haja respostas às demandas apresentadas ao Serviço Social.