Oficina Regional ABEPSS Leste: em defesa de uma formação em serviço social antirracista | CRESS-17

25/09/2023 as 8:00

A Oficina Regional da ABEPSS Leste, realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, contou com a participação das conselheiras Lívia Silva de Queiroz e Rayanne Rocha Marcelino. O evento, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais (MG), envolveu as Unidades de Formação Acadêmica dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Para a Lívia, que atualmente coordena junto com a Rayanne a Comissão de Trabalho e Formação Profissional do CRESS/ES, a Oficina Regional da ABESSP Leste foi um evento potente, em defesa de uma formação em serviço social antirracista.

“O evento teve como tema central formação antirracista e projetos societários no contexto de flexibilização do ensino superior, buscando apontar os desafios presentes na defesa de um projeto de profissão que está na contramão dos impactos presentes advindos da precarização do ensino superior vivenciada em nosso país. Neste sentido é importante compreender a necessária articulação com movimentos sociais que coadunam com as bandeiras de luta da profissão, sobretudo na luta antirracista e sua relevância na formação em serviço social”, pontua Lívia Queiroz.

Tanto Lívia quanto Rayanne participaram da Oficina a convite da ABEPSS, para compor a mesa de abertura representando o CRESS/ES, e ao lado dos demais CRESS da Região Sudeste. “Prezamos a participação no evento para estarmos cientes da discussão a nível da profissão quando o assunto é Racismo, assunto caro ao Serviço Social e que será debatido neste novo triênio da gestão CFESS/CRESS”, reforça Rayanne Rocha.

Segundo ela, durante os três dias de evento foi possível discutir sobre os rumos da profissão no avanço do contexto neoliberal e a necessidade de se combater e debater o racismo, com os pesquisadores lá presentes reforçando a necessidade deste compromisso em todos os nossos espaços de atuação.

“Debates que atravessam a profissão e os investimentos na pesquisa e nas demais políticas públicas foram presentes durante todo o evento. Ainda observamos que a participação e a ocupação de profissionais e pesquisadores negros no serviço social é algo que estamos caminhando para ser real. E reconhecemos, enquanto assistente social mulher e negra, que tal iniciativa já demonstra a busca por novos rumos à profissão”, relata Rayanne.

Cabe reforçar que a Oficina Regional da ABEPSS Leste contou com a presença de profissionais de base, docentes, estudantes e conselheiros/as do Conjunto CFESS/CRESS. “Destacamos como esse evento é importante para a mobilização da categoria em sua diversidade, bem como reforçar a articulação das entidades que defendem uma direção crítica da profissão e a necessidade de fortalecimento das comissões de trabalho e formação dos CRESS”, pontua Lívia.

ABEPSS

Como explica a vice-presidente da Regional Leste da ABEPSS, a professora Juliana Melim, a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) é uma entidade Acadêmico Científica que coordena e articula o projeto de formação em Serviço Social no âmbito da graduação e pós-graduação. E dentre os seus princípios fundamentais estão a defesa da universidade pública, gratuita, laica, democrática, presencial e socialmente referenciada.

“A cada dois anos a ABEPSS realiza a sua Oficina Nacional, precedida de Oficinas Regionais. As Oficinas são espaços fundamentais para a articulação e reflexão política e acadêmica, proporcionando, além do aprofundamento de temas candentes à formação profissional em Serviço Social, o estímulo de várias frentes, como a abertura de novas parcerias institucionais, a articulação entre a graduação e a pós-graduação, trabalho e formação, o intercâmbio de pesquisas e pesquisadores, o diálogo com as representações de Área, dentre outras”, conta Juliana Melim.

Para este ano, a oficina realizada pela Regional Leste foi inspirada pela simbologia africana do Sankofa, que apresenta uma ave que tem a cabeça voltada para trás, expressando que para construir o futuro é preciso olhar para as memórias do passado e ressignificar o presente. E sintonizada com o eixo que orientou o planejamento da atual gestão da ABEPSS, a Oficina trouxe como tema: Formação antirracista e projetos societários no contexto de flexibilização do ensino superior.

“Após os duros anos de pandemia e os constantes ataques à educação no nosso país, retomamos presencialmente os encontros de construção coletiva da ABEPSS e pudemos realizar bons debates sobre diversos temas que atravessam a formação profissional em Serviço Social, o que contribui para o fortalecimento da nossa articulação com docentes, estudantes, assistentes sociais supervisoras de estágio e também com os Conselhos Regionais de Serviço Social da região que foram fundamentais no apoio para que a Oficina acontecesse”, defende a vice-presidente da Regional Leste.

E ela reforça: “também fortalecemos nosso projeto ético político profissional, preservando a direção social crítica do Serviço Social brasileiro”, conclui.